-
Arquitetos: MIKAMI Architects
- Área: 4294 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Kouji Horiuchi
Novo Estilo Japonês = Telhado contínuo como uma fita - O local fica nas colinas orientais, longe do centro da cidade de Mito. O lote surgiu a partir da limpeza de uma área arborizada e do preenchimento de um vale. Para evitar diferentes tipos de estruturas de fundação e utilizar sistemas diretos, optou-se por um modelo em forma de cinta, que definiu o layout e a forma externa do edifício. O objetivo desta instalação era oferecer um local de relaxamento e recreação para aliviar a carga psicológica dos moradores causada pela usina de incineração de resíduos próxima e o crematório a ser construído no futuro. As principais funções da instalação são a prática esportiva, incluindo uma sala de ginástica, uma sala polivalente, uma piscina coberta e um terraço público. As atividades são atribuídas dentro de do limite do terreno definido pelas condições do terreno.
Ao conectar os espaços com suas funções em um único volume e torná-los contínuos, visamos criar um lugar onde várias atividades e pessoas pudessem se conectar e reunir. A cobertura com uma única água foi erguida sobre o volume em forma de cinta, circundando o perímetro. A cobertura se conecta a partir de uma linha reta em diferentes direções por uma seção em forma de morteiro. A superfície do telhado triangular refratada leva a um telhado reto com diferentes profundidades e inclinações. A altura dos beirais do telhado foi mantida constante e baixa para dar a ele uma aparência japonesa. O forro é contínuo desde o beiral até o interior. As paredes envidraçadas criam uma conexão visual sem caixilhos, como uma fronteira ambígua do estilo japonês entre o interior e o exterior.
Arquitetura com BIM - A planta foi determinada com base nas condições do terreno e na função da instalação. Para harmonizar a paisagem circundante de montanhas, florestas e terras agrícolas, foi adotado um telhado inclinado com beiral baixo, e a altura do edifício foi mantida igual. A cobertura é como uma fita que conecta várias funções com diferentes profundidades por meio das dobras. Como a altura era constante, um modelo 3D em BIM foi usado para captar com precisão a relação entre a mudança da forma do telhado, a estrutura e a superfície do forro. Os modelos BIM não se limitam a meras ferramentas de desenho. Durante o desenvolvimento do projeto, os dados do modelo foram usados em conjunto com os desenhos de arquitetura, mostrando a perspectiva do espaço e dos acabamentos internos para o cliente, assim facilitando a compreensão. Durante a fase de construção, os dados do modelo BIM foram fornecidos ao empreiteiro e usados para criar os desenhos da estrutura de aço. Para formas complexas, é eficaz compartilhar informações com o empreiteiro a partir de modelos BIM.