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Arquitetos: HEMAA Architectes, Hesters Oyon
- Área: 1 m²
- Ano: 2022
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Fotografias:Sergio Grazia
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Fabricantes: Cupa Pizarras
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um local notável cujo cenário são as encostas do Vale do Sena, esta nova escola está conectada à vila normanda de Heudebouville (França), em uma paisagem arborizada do campo. Da história do lugar, a escola empresta os materiais e morfologia: a madeira das casas de enxaimel do centro da cidade para as esquadrias e caixilhos; a ardósia da torre do sino e da câmara municipal para revestir e proteger as fachadas e a cobertura.
A morfologia das casas e imóveis agrícolas no local é reinterpretada, dando origem a grandes longères contemporâneos (longère é o nome de uma habitação longa e estreita, desenvolvendo-se ao longo do eixo de seu cume, tipicamente habitada por agricultores e artesãos, sendo típica das regiões da Bretanha e Normandia no noroeste da França). A geografia do local direciona a implantação da obra, as casas foram inseridas conforme o perímetro do lote e com respeito ao solo natural. Estas diretrizes delimitam os playgrounds, desenham pomares e tornam-se vales coletando a água da chuva de todo o local para alimentar uma bacia ajardinada abaixo.
Antecipando o futuro. Esta organização em camadas antecipa o crescimento planejado da aldeia e a futura expansão da escola, com cada família tendo a oportunidade de se expandir. Respeitando o layout original, salas de aula podem ser adicionadas, a cantina, pátios e jardins podem ser ampliados e os equipamentos podem acomodar mais alunos e usuários. Nesse sentido, as redes e sistemas de segurança contra incêndio já consideram esse possível crescimento.
O sistema estrutural em pórticos, com a ausência total de um ponto de apoio intermediário, permite esta evolução futura e modularidade completa das instalações. As fachadas e a cobertura são compostas por módulos pré-montados fora do local, combinando estanqueidade de ar/água, isolamento e estrutura. As peças de 5x2 m, desenvolvidas em 3D com o carpinteiro, permitiram gerenciar o tempo de construção.
Pegada de carbono. A construção da escola é parte de um processo para reduzir sua pegada de carbono. A utilização de madeira e ardósia, a integração de painéis fotovoltaicos e a ausência de consumo de combustíveis fósseis para o aquecimento dos equipamentos permitem atingir os ambiciosos níveis E3C2 e BEPOS. Por fim, o local foi totalmente construído com materiais locais e empresas estabelecidas na região.