-
Arquitetos: junya ishigami + associates
- Área: 270 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:YASHIRO PHOTO OFFICE, Photo Ikko Dobashi
-
Fabricantes: Akita Kensetsu Co., Ltd.
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é uma residência/restaurante para o proprietário de um restaurante francês. Ele é um velho amigo meu, e foi ele quem encomendou as mesas para um restaurante. Foi-me solicitado que projetasse um edifício o mais "pesado" possível. "Eu quero uma arquitetura cujo peso aumente com o tempo", disse ele. "Ela não deve ser artificialmente lisa, mas sim algo com a aspereza da natureza". As cozinhas autênticas exigem um lugar assim". Ele também me disse que "ela tem que parecer que já estivesse lá e continuará lá por mais tempo". Sua ideia era criar um restaurante completamente novo, mas estabelecido há muito tempo. Ele ansiava por algo que fosse ao mesmo tempo uma casa e um restaurante, algo que ele pudesse passar para seus filhos e netos. Agora, ele convida pessoas para o restaurante como convidaria amigos para sua casa, e os clientes especiais são permitidos para entrar na sala de estar ou mesmo passar a noite. Quando o restaurante está fechado, o salão serve como um lugar para a família passar o tempo ou para as crianças estudarem. A planta é disposta de forma que o restaurante esteja no norte e a residência no sul. Para circular entre os espaços, eles podem caminhar por qualquer um dos três pátios que os separam.
Com relação à construção, concebemos um processo de constante compartilhamento, assentimento e referenciamento das imprecisões e acidentes ocorridos no local para criar uma arquitetura que internalize as distorções e incertezas naturais. Mais especificamente, escavamos um buraco no solo para despejar concreto, escavamos o volume e fixamos vidros para criar espaço interior.
Primeiro, um modelo de massas que passou por incontáveis modificações foi convertido em dados 3D. Os dados de coordenadas 3D foram então inseridos em uma Estação Total (instrumento de levantamento) para determinar os pontos utilizando um sistema de navegação para inserir as estacas. Ao mesmo tempo, os trabalhadores da construção civil cavaram o buraco manualmente, para uma maior precisão, enquanto confirmavam constantemente a posição e a forma em um iPad. Fatores inesperados como o crescimento da grama, colapso do solo ou erros devido ao trabalho manual foram tolerados o máximo possível. Quando a estrutura foi escavada após a solidificação do concreto, ela foi coberta com terra. Com a amplitude da geologia, a natureza e a aparência do solo diferiram de lugar para lugar. Originalmente planejamos remover a sujeira para revelar uma estrutura de concreto cinza. Entretanto, ficamos tão impressionados com a aparência da terra que decidimos deixá-la como estava. Foi então que sentimos a atmosfera de uma caverna e decidimos redesenhar o edifício com uma nova imagem.
Ao projetar os espaços internos, visualizamos em imagens 3D as diferenças entre os desenhos de projeto e as coordenadas reais da superfície da estrutura escavada. Este processo revelou novos espaços que não tínhamos previsto que surgiriam das discrepâncias sobrepostas. Descobrimos tais lugares e atualizamos a forma de habitar a arquitetura de acordo. Assim, o processo de desenho arquitetônico foi invertido, referenciar a estrutura para determinar os desenhos, incluindo a disposição e o número de peças de vidro, arranjo e tamanho dos móveis, e posições e detalhes das instalações elétricas e hidráulicas. Por exemplo, o local de fixação do vidro foi ajustado com base nas medidas reais no local, e os dados do escaneamento 3D foram usados para verificar se o vidro não se partiria ao atingir a estrutura durante a construção nem nos processos de abertura/fechamento, para enfim ajustar a posição das dobradiças. Para simplificar o percurso da tubulação, o abastecimento e drenagem de água foram planejados para passar pelos três pátios em linha reta, e foram instaladas torneiras, tubos de drenagem, dutos de ventilação, etc., para penetrar as janelas de vidro nos quartos.
Aceitando as incertezas, a massa de concreto será gradualmente transformada em arquitetura através do método de escavação e tentativa (cut-and-try). O proprietário começará uma vida aqui, administrará um restaurante e continuará a renovar este lugar.