-
Arquitetos: Sebastián Arquitectos
- Área: 350 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Iñaki Bergera, Sebastián Arquitectos
-
Fabricantes: Gres Aragon, ITESAL, JUNG, Muebles fabregas, ROCKWOOL, Roca, Vital Piscina
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada nos arredores da cidade, a casa se estende em um terreno esguio. Por vários terraços voltados para oeste, as vistas para o monte Cayo são enquadradas. Essa impressionante montanha define a bela paisagem da região e um parque natural.
Esta relação visual com a montanha e com a cidade estabelece um diálogo que se materializa na construção de um perímetro muito particular, com uma fachada interna composta por um contorno de pátios abertos que se dobram sobre si mesmos e para os quais a casa se abre. Além disso, uma série de aberturas para o exterior buscam vistas muito específicas, com objetivos cenográficos. Estas aberturas alcançam, graças às suas dimensões, os requisitos dos cômodos, aproveitando ao extremo a relação visual com a paisagem.
A particularidade do programa teve de acolher três situações diferentes da família, fazendo do projeto uma união e articulação de peças diferentes que levasse em conta frequência de utilização dessas partes. São elementos unitários que compartilham lugares comuns dentro da casa, que são habilitados de acordo com a necessidade e sazonalidade da demanda.
Assim, um primeiro conjunto é constituído por dois quartos de uso contínuo, 365 dias por ano, virados para a cidade e para a nascente. Esta parte também requer o espaço da cozinha que será usado como sala de estar no inverno, sem a necessidade de aquecer o resto da casa.
Nos fins de semana, um novo complexo é montado, ao lado do primeiro, que amplia a sala comum e os pátios adjacentes.
Em certas épocas e feriados, o programa da casa completa-se com dois quartos para crianças e um último para os pais, atingindo toda a plenitude da casa e sua extensão.