-
Arquitetos: VOO®
- Área: 651 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Alcindo Dedavid
-
Fabricantes: Arte Vidros, Escadas Manske, Esquemátika Informática, GRAPHISOFT, Pedras e Styllo
Descrição enviada pela equipe de projeto. Tracker Office é um edifício situado em uma área urbana com acentuado processo de crescimento residencial, comercial e corporativo na cidade de Blumenau. Entre prédios mais altos e com caráter de uma estrutura entre empenas cegas, o reduzido terreno tem como proposta um edifício que vise cumprir com a funcionalidade, trazendo a possibilidade de adaptar-se quanto aos usos e necessidades do usuário. É composto por cinco pavimentos, sobrepostos, que ocupam o terreno de maneira a proporcionar uma maior quantidade de fachadas ventiladas, iluminadas e relacionadas com o entorno. Sob pilotis, o térreo livre e parcialmente aberto, se dá de maneira espontânea para absorver diferentes funções. Os dois pavimentos subsequentes são semelhantes entre si e diferem quanto às relações com o entorno, resultando em diferentes soluções de fachadas: ora convidando o observador a contemplar o horizonte amplo, ora direcionando-o para a vista livre da esquina da rua.
Absorvendo ainda mais a flexibilidade proposta para o edifício, no quarto e quinto pavimento a intenção é correlacionar os pavimentos entre si através de um pé direito duplo com acesso independente para o mezanino. A modificação do acesso vertical para o mezanino resulta em uma diferente configuração no conjunto dos dois últimos pavimentos, estes com a possibilidade de desempenhar o uso residencial de forma independente aos demais pavimentos. O mezanino também dá acesso a um respiro externo ao edifício, recuado lateralmente do volume principal, o que permite viabilizar o último pavimento e também a vislumbrar da paisagem do horizonte e do pôr do sol desde uma nova perspectiva para o observador.
Relacionado verticalmente, o edifício explora seus volumes através da concepção da estrutura aparente de concreto armado, mantendo a leveza através de diferentes formas de uso das vigas, ora usadas de forma comum, ora invertidas. Esta condição das vigas, associada à relação com o entorno e à pequenos beirais nos volumes mais externos, faz com que à primeira vista sejam percebidas finas lâminas de concreto sobrepostas ao térreo, criando uma escala agradável desde a rua. A experiência em aplicar a configuração material incorporada à espacialidade da estrutura permite além de uma leitura clara do projeto, um jogo de luz e sombra que variam ao longo do dia no edifício.