-
Arquitetos: Parramon + Tahull Arquitectes
- Área: 74 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Judith Casas Sayós
-
Fabricantes: Baxi, FLIPNCLACK, JUNG, Marset, PINAR MIRO, Roca, WISAPLYWOOD
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este típico apartamento no bairro Ensanche Cerdà de Barcelona já havia sido renovado, eliminando toda a madeira original com seu piso coberto por um tapete de cortiça colado.
Apesar do possível risco de encontrar peças danificadas, optou-se por recuperar o piso de mosaico hidráulico pré-existente e optou-se também por uma planta muito mais aberta, com uma cozinha-sala de jantar inundada de luz advinda do pátio interno, buscando vistas diagonais que possibilitariam ampliar visualmente o espaço.
Como o revestimento é muito variado e de cores intensas, decidiu-se dar-lhe o máximo destaque, com isso, as paredes e tetos são completamente brancos, apenas a madeira de bétula leve proporciona calor e textura.
Não são construídas novas divisórias, apenas um móvel que reúne roupeiros, estantes gerais e cozinha, feito inteiramente em compensado de bétula, que também é utilizado em todos os móveis feitos sob medida, como a mesa de estudo (integrada ao corredor), a cabeceira da cama, os armários do banheiro. Essa uniformidade dos materiais consegue dar um sentido de ordem ao todo.
Durante a obra, um mural satírico contra o franquismo foi descoberto em uma das paredes que estava escondida atrás de uma tábua de madeira. Foi decidido mantê-lo e agora ele pode ser apreciado no final do corredor.
A limitação orçamentária não permitiu alterar a carpintaria exterior, dessa forma foram instaladas as tradicionais persianas exteriores em madeira clara, que oferecem proteção solar no verão sem sacrificar a luz.
Os materiais são naturais e sustentáveis (mármore, mosaico de azulejo, madeira). O conforto térmico é alcançado em todos os momentos do ano com diferentes estratégias: aquecimento com radiadores de água no inverno, climatização artificial e ventilação cruzada no verão.