-
Arquitetos: Atelier in.vitro
- Área: 145 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:José Campos
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projecto da Casa da Pérgola consiste na ampliação de um edifício existente, através de dois volumes novos, que se sobrepõem ao volume da garagem e ao volume dos arrumos, localizados a duas cotas diferentes, e a Poente e a Norte, respectivamente. Pretendia-se assumir esta ampliação como nova, mas, ao mesmo tempo, enquadrada no contexto envolvente e na casa, em particular. Esta diferença entre o existente e o proposto foi conseguida, sobretudo, através do uso de diferentes materiais, da escala das aberturas e do tipo de cobertura.
Ao contrário do que sucede no edifício existente, que é rebocado e pintado no exterior com uma cor clara e apresenta uma cobertura inclinada com telha cerâmica e janelas de proporções tradicionais, protegidas no exterior por portadas venezianas, os volumes propostos são revestidos a painéis de cor escura, apresentam cobertura plana revestida a chapa de zinco do tipo camarinha e envidraçados mais francos, com estores interiores. O local onde foram implantados os volumes (cobertura do volume da garagem e do volume dos arrumos) foi estratégico, pelo facto de serem terraços acessíveis com pouca utilização, cuja relação com a casa se tornaria ideal para a instalação dos espaços pretendidos.
Pretendia-se ampliar a casa, dotando-a de mais um quarto suite e de uma cozinha com dimensões adequadas aos restantes espaços sociais da casa. Nesse sentido, o quarto foi instalado no volume sobreposto ao volume da garagem, à cota do primeiro piso, com vistas privilegiadas sobre o Convento de Santa Maria de Semide, e a cozinha foi instalada no volume sobreposto ao volume dos arrumos, à cota do piso de entrada, associada ao espaço onde anteriormente se encontrava a cozinha, e mais orientada para o jardim. Ambos os espaços estão intimamente relacionados com a organização interior da casa e vêm responder a necessidades específicas dos clientes.