-
Arquitetos: Cottet Iachetti Arquitectos
- Área: 2500 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Javier Agustin Rojas
-
Fabricantes: Carpinterías de Aluminio, Huup, Moltrasio, Monolitic, Roca, Tortuga, thin compact
Descrição enviada pela equipe de projeto. O prédio Santos Dumont está localizado em um terreno duplo no centro do quarteirão na área denominada La Isla no bairro de Chacarita, Buenos Aires. É um edifício residencial com uma grande variedade de tipologias e com grandes espaços exteriores privados ou comuns que, juntamente com estratégias de corte, resolvem e definem o uso do conjunto.
A partir do térreo tem-se acesso ao estacionamento e ao hall de pé-direito duplo. Através de um sistema de escadas lineares, chega-se descendo ao corredor subterrâneo onde se situa a área de serviços comum e duas habitações duplex que ocupam as traseiras do lote com um sistema de jardins em um pátio inglês. A partir do hall de acesso também se pode aceder ao primeiro piso do complexo, onde se situa o pátio central do edifício em formato piano de cauda. Nesse espaço, chegam todas as circulações, o estúdio de uso múltiplo e a escada principal do edifício. No primeiro andar, além dos estúdios de uso múltiplo, há o escritório e duas casas ajardinadas que se ampliam sobre as casas térreo e subsolo. No segundo andar estão as oito unidades menores, estúdios e dois quartos. No 4º piso tem-se o acesso ao piso público dos sete duplexes, descendo internamente ao 3º piso dos quartos ou subindo ao nível dos terraços onde termina o edifício.
O hall de entrada no piso térreo, o pátio central no primeiro andar e as escadas juntamente com os diferentes canteiros ajardinados, geram os caminhos em forma de passeio arquitetônico que caracterizam o modo de habitar o conjunto.
O edifício foi desenvolvido em concreto armado aparente, reboco, carpintaria de alumínio e revestimento monolítico feito in loco para as paredes de circulação nas zonas comuns. Toda a ferragem foi feita em perfis maciços pintados de branco e detalhes em madeira no hall de entrada do térreo.
Este trabalho é fruto e continuidade do trabalho do escritório em relação aos sistemas de habitação coletiva, em zonas de baixa e média densidade, e o seu reflexo na relação entre a paisagem urbana e as formas de vida contemporâneas. Partindo da obra volumétrica e tipológica, espacialidade, materialidade e luz na sua relação e dimensão são os 3 eixos que definem esta obra.