-
Arquitetos: Porto Neves Arquitetura
- Área: 265 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Walter Dias
-
Fabricantes: Deca, Ecomadeiras, Marmopedras, Mazinho Pinturas, Rogério Domingues, TINOCO ONILDA, VERDE GÁS, Victor Meneghetti, WL Gesso
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada em um bairro residencial nobre da cidade, em área de preservação histórica, a residência possuía um bom terreno e boa localização, apesar de ser voltada para o poente. A edificação se caracterizava por ser fechada e compartimentada em pequenos espaços, não havendo integração com o terreno e entre os ambientes. O sistema construtivo era apoiado nas paredes, sem estrutura independente de pilares e vigas, o oposto do desejo dos clientes.
Para possibilitar a completa mudança espacial e programática necessária, partimos do conceito de integração dos espaços de estar, jantar, cozinha, terraço de descanso e terraço gourmet, bem como a integração desses espaços com o terreno e os jardins.
Visando o conforto térmico em relação à exposição ao sol poente, foram criadas estruturas pergoladas aliadas à vegetação – os caramanchões – que além de gerar o sombreamento necessário, possuem a finalidade de ampliar o espaço dos terraços.
Buscando manter a característica original da coberta, em laje inclinada com telha canal e, simultaneamente, substituir as paredes da fachada por panos de vidro, lançamos um partido estrutural de vigas e pilares metálicos. A nova estrutura, aliada às esquadrias de vidro rolldoor, trouxe uma nova estética à fachada e proporcionou a integração dos espaços internos e externos, adicionando fluidez e continuidade espacial à residência.
A presença do verde não ficou restrita à integração visual com os jardins, nem à vegetação sobre os caramanchões. Um jardim interno foi criado no coração da chegada, na escadaria que conduz da garagem para a área íntima. A iluminação zenital, os cobogós em barro de Tracunhaém e a vegetação transformaram o antigo espaço escuro e frio em um ambiente acolhedor e caloroso.
Já no espaço de estar externo, uma grande árvore (mangueira) existente no jardim lateral deu vida ao ambiente, aliada ao novo desenho de piso cimentício entremeado pela grama, que conduz ao acesso principal. A expansão do terraço frontal contou com estrutura para forno de pizza e churrasqueira. A posição estratégica da cozinha, ligada ao jantar e terraço, com acesso externo independente, proporcionou a comunicação desses ambientes, separados apenas pelo desenho dos móveis e cortina de vidro.
O conceito do projeto de interiores tem uma veia retrô e vernacular, onde foram explorados materiais tradicionais da cultura construtiva local, como ladrilhos hidráulicos e cobogós. A madeira também se faz presente no mobiliário e no revestimento da escada que conduz à área íntima, “aquecendo” o ambiente.
Não podemos deixar de mencionar o caráter industrial presente no espaço interno, que conta com estrutura metálica aliada ao cimento queimado. Tudo isso contrasta com uma ousada paleta de cores, que varia entre tons pastéis e quentes, proporcionando acolhimento e modernidade.
A busca pelo equilíbrio e harmonia na utilização de materiais, texturas, cores e composições de móveis e objetos concede peculiaridade a cada ambiente, unindo criatividade e funcionalidade no novo grande espaço único.