-
Arquitetos: PAVA architects
- Área: 210 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Spaceshift Studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. Kaomai é um projeto de reutilização continuamente adaptável dentro do Kaomai Estate 1955, em Chiang Mai, Tailândia. A edificação original tratava-se de uma antiga fábrica de processamento de tabaco. Em 2018, Kaaomai Estate 1955 foi premiado com o Prêmio UNESCO Ásia-Pacífico em Conservação do Patrimônio Cultural com Novo Projeto na categoria Contextos Patrimoniais. Como parte do plano adicional de unir novos programas comerciais na propriedade, a localização do projeto é cuidadosamente respeitada, mas conecta a ecologia circundante, a paisagem e os edifícios existentes. Como resultado, o projeto prevê o Kaomai como uma plataforma de conexão para ligar a Avenida Kaomai, o anfiteatro e o Kaomai Cafe, tanto horizontal quanto verticalmente.
Seguindo a prática de conservação, o projeto respeita a especificidade e autenticidade dos celeiros patrimoniais em termos de dimensões arquitetônicas, forma e materiais, incluindo a tipologia de planejamento repetitivo de 6 x 6 metros. Ao rebaixar o novo espaço da casa de chá destaca-se o volume original e cria-se uma humilde conexão entre o térreo e os outros níveis do programa arquitetônico. Enquanto isso, esses vários níveis geram uma experiência única da cultura de beber chá.
A casa de chá é projetada para brilhar no entorno escuro. Os recursos de iluminação são projetados para serem ocultos e enfatizar os valores e a autenticidade do celeiro de secagem de tabaco. Para destacar as superfícies de tijolos originais e o espaço interior vertical único, a iluminação linear e a luz suave são sutilmente integradas à estrutura de concreto, madeira e o tom cinza escuro. Devido ao projeto de iluminação proposto, o contraste da solidez do celeiro com o novo espaço introduz a experiência de projeto ao longo das rotas históricas, da arquitetura existente e do patrimônio natural.
O projeto adota a “Técnica de Reconstrução”, metodologia usada para reconstruir a percepção do edifício como costumava ser desde que a estrutura existente se deteriorou. A equipe de construção mede e registra todos os detalhes do material de construção, como tijolo, argamassa, vãos, colunas e vigas. Respeitando a originalidade do celeiro, a reconstrução dos tijolos preservados com aço modernizado e concreto armado reviverá uma tipologia industrial negligenciada, combinando uma prática de conservação com estética de design contemporâneo.
Sob o lema “Turismo Histórico e Ecológico”, o Kaomai é uma parte vital do plano geral holístico que poderá crescer econômica, social e ambientalmente ao longo do tempo. O projeto mais uma vez incentiva os visitantes a apreciar a estética dos celeiros de secagem de tabaco preservados e sua rica natureza, assim como aprender sobre a história local, plantas nativas e ecologia. O projeto traz de volta o papel da antiga fábrica, servindo como centro social e econômico da comunidade, aprimorando o espírito de inclusão local e criando sustentabilidade social.