-
Arquitetos: Olson Kundig
- Área: 872 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Rory Gardiner
-
Fabricantes: Cosentino, Apaiser, Award Aluminium, B&B Italia, BDDW, Big Ass Fans, Caesarstone, Cassina, Chadhaus, Expanko, Mark Tuckey, Mosa, Sky-Frame, Statements Tile
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada nas dunas de areia da praia de Bilgola, esta casa familiar de 870 metros quadrados está localizada na costa norte de Sydney, Austrália. Passando por palmeiras e pinheiros de Norfolk, a entrada do terreno conduz os habitantes através dos volumes sólidos das asas principal e de hóspedes da casa. Ao se aproximar da porta principal, a vista se abre para a duna de areia e para a praia mais além.
Em resposta ao ambiente à beira-mar de seu promontório, a casa foi projetada para suportar as condições climáticas dramáticas da Austrália, onde a luz solar intensa, os ventos fortes e as inundações são comuns. A estrutura é colocada sobre estacas de concreto, permitindo que a areia e a água entrem e saiam por baixo do edifício.
Ao mesmo tempo, o projeto permite que a família se conecte com o ambiente natural, com janelas retráteis que fundem o interior com o exterior e proporcionam ventilação passiva. Um pátio interno traz a luz natural filtrada para o interior da casa, onde um elemento central de água ajuda a resfriar o ar.
A cor das paredes de concreto moldadas em fôrmas de madeira faz referência à cor da areia local, relacionando a arquitetura com seu ambiente e ajudando-a a se fundir com a condição natural do promontório à medida que vai envelhecendo com o tempo.