-
Arquitetos: Opsis Architecture
- Área: 6148 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Lara Swimmer
Descrição enviada pela equipe de projeto. Inspirada nas formas ondulantes da paisagem da região de Palouse, formada pelas cataclísmicas inundações de Missoula no final da Idade do Gelo, a Arena Idaho Central Credit Union (ICCU) de 4.000 lugares foi projetada como uma porta de entrada marcante para a Universidade de campus de Idaho, EUA. Ela serve como sede do programa de basquete da Universidade e um local de encontro para uma variedade de atividades, incluindo eventos esportivos, shows e convocações.
A nova instalação proporciona uma experiência íntima ao espectador, mostrando as características únicas da região e as profundas conexões com recursos naturais sustentáveis. O uso de madeira maciça e a abundante luz natural representam uma ruptura significativa com a tipologia tradicional de arenas esportivas de aço e concreto. A arena foi concebida para promover a inovação no design sustentável da madeira, através da colaboração com silvicultores regionais e parceiros da indústria madeireira.
A expressão formal e material do projeto cria um senso de lugar enraizado na história de Idaho que olha para o futuro. É um lugar destinado a celebrar conquistas atléticas e serve como um catalisador educacional na forma de um laboratório de aprendizado para estudantes dos departamentos de engenharia e silvicultura da Universidade, apresentando o uso inovador de madeira extraída localmente em treliças de longo alcance laminadas coladas e elementos estruturais de madeira laminada de cavilha (DLT).
Estendendo-se para trás do pórtico de entrada voltado para o oeste, a cobertura se divide para criar formas sobrepostas acima do hall, invocando os contornos sinuosos das colinas do Palouse. Ao leste, a cobertura envolve suavemente a quadra de treino e se conecta com o solo. As paredes laterais externas foram projetadas para serem abraçadas pela expressiva estrutura laminada colada.
A textura ondulada das paredes de cedro manchadas de carvão inspira-se nas primeiras estruturas da região e se sobrepõe às vigas lisas. As fendas abertas entre os planos da cobertura são preenchidas com vidros translúcidos para fornecer luz natural difusa em toda a quadra e uma parede totalmente envidraçada oferece vistas dentro e fora da arena, onde a ação está sempre em exibição. A estrutura exposta e ondulada da cobertura de abeto cria uma experiência acolhedora e envolvente para jogadores e espectadores.
Para perceber a beleza poética da estrutura de madeira era imperativo integrar os sistemas mecânicos e elétricos na própria estrutura. A estrutura primária utilizou treliças estendidas com padrões repetitivos. Elas foram projetadas com cabos superiores criando um espaço intersticial entre a estrutura que foi usado como uma “via de serviço” para ocultar componentes mecânicos e elétricos. No lado oeste da arena, as instalações foram ocultas atrás de cavidades integradas aos escritórios de atletismo, vestiários e centro de ex-alunos, que oferece uma sala de eventos especiais no nível superior com vista para a quadra principal. Os usuários também podem experimentar o terraço a oeste, instalado sob a cobertura robusta em balanço com vista para as colinas do Palouse, onde a experiência do lugar e da comunidade se completa.