-
Arquitetos: Architecture Architecture
- Área: 84 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Tom Ross
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um periscópio, encontrado na praia. Os oceanos devem estar cheios deles e, no entanto, é bastante inesperado: semienterrado com suas extremidades salientes como uma lagarta do mar feliz, batendo papo com sua cauda. As marés o trouxeram cristalino; os espelhos desviam a luz para banhar suas câmaras enterradas. Uma única passagem iluminada pelo sol, que atravessa a areia.
Há uma alegria particular resultante do projeto de um porão para uma casa pequena. Em um denso núcleo urbano de Richmond, em um terreno de apenas 84m2, esta casa é particularmente pequena. Os principais desafios aqui foram o espaço, a luz natural e a circulação vertical. De forma bastante limpa, todos os três foram abordados com uma única solução: o periscópio.
Um vazio de altura dupla no centro da casa desafia a restrição, concedendo um pouco de luxo aos espaços que o circundam. Por estar em um terreno estreito, esta deveria ser a parte mais escura da casa e ainda assim, uma claraboia com a largura total da casa, permite a passagem da luz como um súbito banho de sol. É dentro deste firmamento que a escadaria se eleva. Espaço, luz e movimento em um único gesto; uma tela espelhada amplifica estes efeitos, desenhando vistas através da casa, tanto do pátio como do céu.