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Arquitetos: Studio Dali Architects
- Área: 1087 m²
- Ano: 2022
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Fotografias:ArchImage-Dong96
Descrição enviada pela equipe de projeto. Nosso estudo da Vila Xiaoshi já dura cinco anos, e o foco tem sido o aprimoramento dos valores da comunidade e a integração com a cultura e a indústria. Este centro surgiu como uma forma de construir um planejamento regional e uma galeria de arte, atraindo cada vez mais projetos culturais e artísticos para a comunidade local.
Nós acreditamos que este edifício poderia significar uma mudança para a vila Xiaoshi, o que faria com que o desenvolvimento da comunidade gradualmente passasse de uma orientação "introvertida" para uma relação de mais contato e comunicação com o entorno. No planejamento do projeto também consideramos outros usos do espaço no futuro e sua conexão com as atividades da comunidade. Portanto, prestamos muita atenção à sua flexibilidade.
O terreno situa-se na entrada da comunidade, no cruzamento de duas serras e um rio, respectivamente ao norte e ao sul, diminuindo gradualmente a inclinação de oeste para leste. Um caminho pedonal liga duas comunidades e nós procuramos manter este caminho com memórias da comunidade rural, com o volume posicionado no triângulo do lado esquerdo do caminho, poupando ao máximo o terreno. Este caminho também será destinado aos pedestres. Espera-se que esta estratégia possa permitir que mais pessoas passem por esta edificação e a percebam, trazendo mais oportunidades de desenvolvimento futuro.
O que há de diferente em um centro de arte rural? A diferença é que na cidade a exposição costuma ser em ambientes fechados, enquanto no campo a própria natureza é uma exposição, e queríamos integrar a exposição ao campo através do projeto.
A parte central do volume é projetada como um átrio circular que inclui o ambiente natural do entorno, como montanhas, céu, vento e chuva, e as memórias históricas da vila Xiaoshi, como o local da ponte ferroviária. De pé no átrio, é possível sentir a vitalidade da natureza e a história de Xiaoshi, que prosperou por causa da mineração de carvão.
Uma linha circular é projetada em torno do pátio central onde pessoas, natureza e exposições se encontram novamente. Com paredes de vidro transparente em diferentes direções, o espaço interior é preenchido alternadamente por exposições e paisagens rurais, lembrando aos visitantes que estão no campo e inspirando seu desejo pela natureza.