-
Arquitetos: Desterro Arquitetos
- Área: 500 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Mariana Boro
-
Fabricantes: BS Studio, Suvinil
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com a obra concluída no ano de 2021, o projeto desenvolvido para o Edifício JP teve como desafio enaltecer a materialidade da estrutura preexistente - de maneira sóbria e atemporal - através da composição para a sua fachada e interiores corporativo.
Implantada em um lote urbano residual, a forma da edificação de quatro pavimentos é resultado da geometria triangular do terreno, com o plano da fachada principal paralelo a rua, onde foi destacada a horizontalidade da arquitetura através das linhas contínuas das vigas de concreto aparente.
No segundo plano da fachada, recuado em relação às vigas estruturais, o peitoril em tom escuro e textura de granitina enfatiza a sua profundidade em conjunto com a composição em fita das esquadrias do tipo máximo ar, que possibilitam a entrada de iluminação em toda a extensão dos pavimentos corporativos de planta livre. Sobre as vigas de concreto, os painéis verticais em madeira ripada contrastam com as linhas horizontais da estrutura e compõem uma segunda pele da fachada, agregando um filtro para a luz natural e dinamicidade à forma bruta desenhada até então.
O acesso externo de pedestres à edificação se dá através de um portão recuado ao alinhamento de muro, amenizado através do paisagismo e cercamento em gradil metálico vazado na vertical – que permitem a transposição visual de quem passa pela rua. Na sequência, a transição para o espaço interno se dá através do acesso direto ao núcleo de circulação vertical, onde se destaca a textura do concreto tanto no piso polido quanto na estrutura que se mantém aparente – laje nervurada, pilares circulares, paredes e escada maciça de fundo alisado. A materialidade bruta do concreto é interrompida pelo contraste metálico dos guarda-corpos e fechamento em tela preta quadriculada, somados ao plano de fundo em chapa metálica ondulada, que compõe um gradiente de cinza mais escuro ao mais claro a cada pavimento. Essas chapas ocultam tubulações, prumadas e áreas técnicas, aliando funcionalidade e estética em sua composição.
A solução do projeto arquitetônico e estrutural permitiram a flexibilidade de diferentes layouts corporativos nos pavimentos tipo, motivo o qual se optou no projeto de interiores pelo piso em concreto polido, e manutenção das cubetas da laje nervurada de modo aparente, com instalações também expostas em eletrodutos e calhas metálicas.