-
Arquitetos: H&E Architects
- Ano: 2022
-
Fotografias:Anson Smart
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada no coração da área patrimonial de Annandale, Austrália, a casa existente possuía uma fachada térrea e estava localizada em um terreno estreito. A fachada sudeste, voltada para a rua, estava em condições razoáveis - refletindo o estilo italiano original do final da era vitoriana. Os elementos posteriores, voltados para o noroeste, haviam sido significativamente alterados por uma adição moderna de dois andares que estava em mau estado de conservação. O briefing ambicioso exigia uma reforma contemporânea, mas respeitosa, das áreas originais e uma reinvenção completa da parte posterior.
Nossa abordagem posicionou as áreas de convivência a noroeste - para aproveitar o aspecto mais favorável. O espaço de estar é dividido por uma escada cuidadosamente trabalhada com estrutura de aço e degraus em madeira que surge de um bloco de granito rosa (formando o pavimento inferior). A delicadeza do aço dobrado elegantemente suspenso do nível acima parece, ao mesmo tempo, robusto e leve. A cozinha - situada no fundo da sala de estar e centralmente dentro da casa - permanece conectada à sala, mas gestualmente separada dela pela escada. Todo o espaço de estar é ladeado por uma claraboia sem moldura que pontua o rigor majestoso de um beiral de concreto bem construído. A claraboia estende o eixo da entrada principal através da sala de estar até um pátio privado orientado a noroeste.
Em sua passagem pela área de estar, a claraboia preenche suavemente os espaços internos com uma abundância de luz natural. Painéis de madeira e marcenaria cuidadosamente detalhada trazem delicadeza aos robustos elementos de concreto que formam o espaço principal. O desenho procura integrar a paisagem na forma da edificação. Este foi o desafio em um terreno tão estreito, mas foi um ponto importante do briefing do cliente. O sucesso da integração confere calma, aconchego e privacidade, com a paisagem pontuada por elementos característicos, como uma bétula decídua anã – um símbolo escultural que marca naturalmente a mudança das estações.
O detalhe ao longo deste projeto prova uma interação sedutora entre o sólido e o vazio. O ambiente principal oferece um santuário elevado cercado por vidros de altura total, protegido por uma elaborada tela operável que combina privacidade e intimidade. O elemento telado foi projetado para moderar a exposição ao entorno. A nova adição está contida sob um telhado verde, contribuindo para um ambiente térmico confortável, ao mesmo tempo em que fornece uma estrutura de baixa manutenção e com preocupação sustentável. O projeto concluído é, em última análise, um testemunho do que pode ser alcançado quando a alegria e a tenacidade são igualmente impulsionadas pelo cliente, arquiteto e empreiteiro.