-
Arquitetos: TAAL Architects
- Área: 865 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Kim Junghyun
Criando uma arquitetura vernacular autógena contemporânea. Ressonante com a natureza, a arquitetura medeia o homem e o clima: Localizado nos arredores da bela Montanha Baegun, o significado do SNU Southern Forest Education & Reseach Center não deve se limitar a garantir espaço para a coleta de plantas nativas coreanas, propagação, conservação, pesquisa, gestão, exposição e educação nem se limitar a um slogan verde banal “Retorne à Natureza”.
Dentro da Seoul National University Southern Conference cria-se este novo espaço mediando a relação entre a margem sul do edifício de pesquisa em educação acadêmica, a natureza, cultura e seus usuários. O cerne do projeto aqui proposto é coexistir harmoniosamente com a paisagem e clima, como as flores silvestres em um novo prédio de pesquisa. Isso é a natureza, e não um campo de batalha garantindo apenas uma aparência imperceptível, o que significa que a arquitetura e o espaço funcionam de acordo com seus princípios.
Arquitetura sinestésica e especificamente em comunhão com a natureza: Esperava-se que a relação entre o usuário (humano) e a natureza (clima, ambiente) estabelecida através deste edifício fosse concreta e solidária entre si. Não é um espaço arquitetônico que existe sozinho, isolado do ambiente, mas quando o vento sopra, é possível senti-lo no rosto. Em seguida, quando o sol está forte, a luz brilhante penetra no pátio e no terraço, e quando chove, água escorre pelos beirais em um espaço onde é possível ouvir o som e sentir o cheiro da umidade. Além das milhares de espécies de plantas nativas que crescem na vasta área do Monte Baegunsan, pretendia-se criar um espaço arquitetônico no qual a floresta, uma entidade viva, permeasse dentro e fora do edifício. Assim, o propósito da "floresta acadêmica", como conservação, pesquisa, exposição e educação, pode ser alcançado por meio da edificação de forma holística e natural.
Uma reinterpretação moderna de um espaço hanok tradicional: nossa arquitetura única, o hanok, é um excelente exemplo por várias razões. Hanok é uma arquitetura nativa da nossa natureza e clima, assimilada na paisagem ao longo de centenas de anos, em particular, por meio de templos e Seowons em áreas montanhosas e não densamente povoadas. Essas estruturas mostram uma arquitetura ecologicamente correta, otimizada e que harmoniza com a natureza na Península Coreana.
4 maneiras de encarar a natureza: Além disso, várias maneiras de trazer ou encarar a natureza foram planejadas com inspiração na arquitetura tradicional coreana. Através de várias soluções de projeto, incluindo as considerações listadas acima, o Seoul National University Nambu Academic Forest Education and Research Building se fundirá com o cenário do Monte Baegunsan, e se tornará um símbolo marcante.