-
Arquitetos: sanchis olivares
- Área: 198 m²
- Ano: 2022
-
Fabricantes: Ceramicas Mora, Cortizo
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em uma cidade jardins estabelecida há algumas décadas, nos subúrbios de Valência (Espanha), uma antiga quadra de tênis tornou-se um terreno sobre o qual nos foi pedido que construíssemos uma casa unifamiliar. Ela nos ofereceu um terreno plano, com vegetação circundante como pano de fundo, uma grande árvore e um antigo armazém subterrâneo que se tornou uma piscina.
A falta de vida coletiva nas ruas deste modelo urbano nos leva a uma tipologia que olha para dentro, protegendo e fechando o espaço exterior na busca da relação do usuário com ele.
A extensão significativa do terreno leva a organizar o programa em uma "espinha", desde a área de acesso norte até o terraço em sua extremidade sul. Na fachada leste, há aberturas, brechas e um pátio que permitem a entrada da luz da manhã nos quartos, enquanto no lado oeste há uma fachada plana e opaca que procura abrigo do sol sob a vegetação circundante.
Em uma referência à arquitetura residencial ao redor, a casa é construída com tijolos cerâmicos brancos. O tamanho de cada peça nos permite aproximar a força volumétrica que define a imagem exterior do projeto à escala humana. Esta força culmina no elemento vertical que molda o "paellero", um elemento chave na vida social valenciana. Localizado no terraço sul, ele é contrastado por uma leve pérgola suspensa construída a partir de ripas de pinheiro, o que proporciona um espaço exterior sombreado. Esta pérgola, juntamente com a espessura dos revestimentos, a ventilação cruzada e a resposta da casa às diferentes orientações solares, formam um sistema de medidas passivas que melhoram seu desempenho climático.