-
Arquitetos: ATELIERDACOSTA
- Área: 320 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Tiago Casanova
Descrição enviada pela equipe de projeto. O lote, muito longo e ainda assim largo, enfrentava a rua na cota baixa e um grande campo à cota alta. Esta diferença de alturas gera uma grande diferença de quadrantes, criando quase dois mundos separados no mesmo terreno. A casa existente em xisto mantém um capitel de igreja românica na sua fachada que suscitou um debate inicial sobre como preservá-la com as autoridades locais, devido ao estado de ruína total e às intenções de ampliar a casa a mais do que o seu dobro.
Dos dois volumes de pedra de xisto pré-existentes, ocupámos um da frente de rua com quartos, enquanto o outro "desocupámos" com um pátio exterior. A proposta visa cintar e consolidar as pré-existências, construindo dentro e em torno de um novo "cofre" de betão, suficientemente elástico para transportar um habitante da rua bem consolidada para um isolamento máximo dos campos no sector norte. Esta estratégia de "preservação" poderia ter algumas raízes, com as distâncias necessárias, no exemplo supereficiente e duradouro da Mesquita e Catedral de Córdoba.
As paredes e lajes de betão são propostas tanto para se adaptarem à implantação das casas pré-existentes, como a um novo eixo principal organizador que define o espaço de entrada e a área mais técnica para armazenamento/pátio do carro. Entre estas duas circunstâncias principais impostas e auto-impostas, o projecto pretende criar um sistema de quatro pátios mais modestos, mais ou menos abertos para as paisagens exteriores. Dois deles pertencem ao quadrante da rua e os outros dois pertencem aos campos.
A ausência de uma referência sobre o pedido do cliente pode ser surpreendente, uma vez que é habitual ser um ponto central. Aqui não houve excepção com o detalhe significativo de uma unanimidade quase absoluta ao longo de todo o processo. Jocosamente, a principal discussão e negociação teve lugar no final sobre um grande tema: as combinações de cerâmica.