-
Arquitetos: Consuelo Jorge Arquitetos
- Área: 400 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Ricardo Bassetti
-
Fabricantes: Herman Miller, Allure Iluminação, ByKamy, Casual, Cinex, Codex Home, Decameron, Docol, Dpot, Dpot Objeto, Engeprod Construções Metálicas, FK Móveis, Faz Iluminação, G.WETZ, Interni, Jader Almeida, Lumini, Luri Decoração, Luri Decorações, Marcenaria Cardoso de Andrade, +13
Descrição enviada pela equipe de projeto. Inovando em técnicas e fugindo dos padrões, a arquiteta Consuelo Jorge, construiu sua residência há mais de 15 anos, em uma esquina de um bairro tradicional e tranquilo de São Paulo. A estrutura metálica de três andares, um pé direito de nove metros que explora iluminação natural, vidro, e materiais que foram escolhidos pela sua sustentabilidade, captação da água da chuva e energia solar, resultou em um projeto finalizado em nove meses. Todas essas condições transformaram a construção com uma característica única: revolucionária. Na prática, são vários conceitos inovadores, ambientais e arquitetônicos, mas o principal é o morar. Consuelo e sua família adoram a jardinagem, bicicletas e aventuras, o que deixa a casa um perfeito refúgio confortável para todos os momentos.
A integração é um dos conceitos base do projeto. Os três andares se relacionam na parte visual e de ambientes, com predominância de vidros e da cor branca, a intensa luz se alastra pela casa, onde os espaços se completam e ao mesmo tempo, criam uma atmosfera única para eles, como um Loft. Os espaços internos e externos se comunicam e deixam a importância da integração ainda mais evidente para a moradia, como a arquiteta projetou. Um dos destaques do projeto é uma passarela em vidro que cruza a sala, conectando o quarto do casal ao da filha.
A estrutura da casa foi feita toda metálica com vigas e pilares “I” aparentes, visando a redução do tempo de obra e dos custos finais, além de permitir um visual moderno e despojado. A cobertura com isolamentos termo-acústicos em lã de rocha, reduz o peso de toda a estrutura, permitindo um acabamento curvo, o que ajuda a amenizar o calor em dias quentes. Grandes vãos nos pavimentos são os responsáveis pelas passagens de ar, onde uma ventilação cruzada leva o ar por toda a casa.
Visando a ecologia e o conforto para a sua família, Consuelo conseguiu projetar uma casa com todos os requisitos sustentáveis, com um design futurista e interligação de ambientes, e acima de tudo o conforto. A arquiteta transformou o projeto em um lar completo.