-
Arquitetos: Sketch Design Studio
- Área: 185 ft²)
- Ano: 2021
-
Fotografias:Jeevan Jyot
-
Fabricantes: Kar Conscious Living, Live Linen, Ramgarh Clay Pottery
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está situada no centro de uma fazenda de 1,6 hectares (4 acres) inspirada na permacultura. A edificação tem duas fachadas com portas de entrada voltadas tanto para o sul quanto para o norte. A cidade de Alwar enfrenta climas extremos, portanto os espaços ao norte são frequentemente mais utilizados durante o verão e o pátio ao sul torna-se um local para banhos de sol no inverno. A casa tem dois terraços independentes, com escadas lúdicas, inspiradas pelas escadarias do Rajasthan. O telhado piramidal é feito de palha, com gramíneas selvagens altas, adquiridas localmente, para arramar a estrutura. Este tipo de cobertura é uma técnica tradicional que ajuda a manter temperaturas confortáveis durante todo o ano. As paredes são feitas em terra batida usando lama local misturada com aglutinantes naturais como sementes de lima e feno-grego. Comestíveis como açúcar mascavo e uma popular folha medicinal indiana, Neem, também foram adicionados à mistura que atua como repelente natural de insetos.
Além da terra/lama, pedras reutilizadas foram usadas para a construção de paredes e fundações. Não usamos cimento para construir a edificação, de modo a reduzir a pegada de carbono. A argamassa utilizada para a alvenaria de pedra foi a Bagra, um resíduo deixado em fornos de cal após o processamento do calcário. A técnica sustentável de construção com resíduos de cal tem sido utilizada por vilarejos próximos há séculos. Os quartos foram posicionados nas faces leste e oeste com janelas localizadas estrategicamente para obter o melhor do nascer do sol e vistas do pôr-do-sol de dentro de casa. A casa é uma estrutura autoportante, usamos pilares de pedra para sustentar os beirais para obter um terraço maior e proteger as janelas das chuvas. As estruturas em pedra são como adornos e acrescentam belos detalhes a edificação.
A sala central também abriga uma cozinha, um cômodo de pé direito duplo que oferece amplitude ao espaço. A sala tem aberturas para todos os quatro lados da fazenda, com belas vistas para o verde. Um conjunto de pendentes de cana feitos localmente atuam como um ponto focal para quem entra na sala de estar. O projeto da casa e de seus elementos são focalizados no uso de materiais e artesanato local. Um sofá-cama na sala também é um exemplo do mesmo. Tradicionalmente chamado de khaat, a peça era escolhida entre os artesãos locais que os fabricavam há gerações. Ambos os quartos têm várias janelas com vista para a fazenda. As paredes dos quartos têm diferentes acabamentos dominantes.
Uma das salas construída em terra batida foi finalizada com reboco de cal, onde o tijolo em pó foi misturado com cal para obter o toque de ferrugem nas paredes. Esta técnica de reboco foi mantida viva apenas por alguns artesãos. Várias camadas foram rebocadas e batidas para remover as bolsas de ar, evitando assim rachaduras. O outro cômodo foi construído principalmente com pedras recuperadas que foram recolhidas de locais próximos. Elementos de decoração e móveis suaves foram introduzidos no espaço após cuidadosa curadoria. A escolha de marcas que trabalham para promover o artesanato e utilizam materiais sustentáveis, assim como a definição dos tons dos acessórios para acentuar as cores da casa, foram essenciais no processo.
Ao longo do processo de construção, tentamos focar nas técnicas e materiais de construção artesanais locais, da mesma forma que foram usados centenas de anos atrás. Muita pesquisa e conversas com pedreiros experientes ajudaram a adquirir todo o conhecimento para construir esta casa. O nosso esforço era aproximar a arquitetura da terra através dos seus materiais e estilo de vida sustentável.