-
Arquitetos: 501 architects
- Área: 80000 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Norbert Tukaj
-
Fabricantes: iGuzzini
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 2016, a Câmara Municipal de Panevėžys concordou em fazer uma grande renovação da principal praça da cidade. O principal objetivo era criar um espaço aberto que incentivasse os cidadãos de Panevėžys a praticarem atividades ao ar livre. A condição pré-existente da praça não era compatível com a visão dinâmica da cidade europeia do século XXI. O acesso à ferrovia Rail Baltica permite que a cidade se posicione como um forte centro regional com boas oportunidades de negócios e alto padrão de qualidade de vida para todos os moradores.
Durante a fase de preparação do concurso de arquitetura, a Câmara Municipal realizou uma pesquisa e concluiu que dois terços dos entrevistados apenas passam pela praça ou permanecem menos de 30 minutos lá. De qualquer forma, os visitantes preferem ir a restaurantes e cafés no perímetro da praça a passar um tempo na parte central da praça. Além disso, muitos entrevistados responderam que a praça existente era satisfatória e apenas algumas melhorias de infraestrutura seriam suficientes.
Portanto, a equipe de projeto enfrentou uma tarefa difícil: melhorar as instalações pré-existentes, como grandes espaços abertos, árvores antigas e a circulação de pedestres com sutis inovações arquitetônicas. Melhorando, assim, significativamente a atratividade da praça para os moradores sem alterar drasticamente suas qualidades existentes. A equipe optou por deixar o layout funcional histórico inalterado, mas aprimorado com soluções atuais e lúdicas de projeto arquitetônico, iluminação e seleção de materiais naturais.
Anteriormente, o perímetro da praça era densamente povoado com funções comerciais. O centro estava dividido em três partes: um espaço para eventos, o parque da cidade na parte central e uma parte agora dedicada a eventos municipais, onde antes havia um estacionamento público. Os arquitetos decidiram dividir a parte central em ilhas menores, valorizando cada uma delas com funções específicas, como parques infantis, ilhas ajardinadas que proporcionam retiros calmos e alguns espaços mais privados entre essas ilhas.
O espaço do evento foi completamente reestruturado, nivelando-o para remover todas as escadas desnecessárias. As paredes de arrimo foram convertidas em uma escada elegante, abrindo assim uma importante perspectiva do teatro histórico para o parque Senvagė. Decidiu-se usar construções curvas de aço corten para destacar a imagem estética dos bancos e fazê-los parecer que estão crescendo em colinas verdes. A execução precisa de estruturas metálicas bidirecionais dobradas foi um verdadeiro desafio.
Os arquitetos enfrentaram vários desafios durante o processo todo, mas estão confiantes de que a maioria deles foi resolvida da melhor maneira. Como este foi o primeiro grande projeto do escritório, os arquitetos tiveram que aprender rapidamente para ganhar a confiança da Câmara Municipal e do empreiteiro geral. 501 arquitetos estão felizes por terem tido a oportunidade de aprender e contribuir para a renovação da Praça da Liberdade em Panevėžys.