-
Arquitetos: Estudio Damero, Griselda Balian
- Área: 140 m²
- Ano: 2021
-
Fotografías:Javier Agustín Rojas
-
Fabricantes: Alcor, Hierros Parrotta, Quadri
Descrição enviada pela equipe de projeto. O bairro Villa Ortuzar, na cidade de Buenos Aires, caracteriza-se por ser um bairro residencial de baixa densidade com muitas árvores.
A esquina onde está localizada a obra foi por muitos anos uma banca de jornais do bairro. Essa referência – a banquinha de Fidel, neste caso – foi o destino comum de muitas das esquinas da cidade na primeira metade do século XX. Buscando respeitar a escala e a permanência do preexistente, a obra é concebida deixando parte da antiga fachada da casa em seu estado original e expondo o tijolo maciço em sua forma natural.
A casa está dividida em três pisos com uma estrutura metálica composta por perfis de 16 cm, elemento que ordena e organiza todas as decisões. As lajes steel deck direcionam-se segundo a conveniência dos encontros entre a chapa e os perfis.
Esta estrutura funciona como base e garante total liberdade para o resto das vedações. No piso térreo e primeiro andar, grandes janelas de correr em madeira propõem limites flexíveis. No segundo andar, onde se localizam os dormitórios, uma série de 10 painéis envidraçados funcionam como janelas, alternando painéis fixos com janelas de abrir.
A casa explora as relações entre o doméstico e a cidade. Entendendo-se que há um acordo a ser alcançado entre querer olhar para a cidade e a necessidade de manter a privacidade de um lar. É por isso que a parede de tijolos existente permanece em sua altura original e os níveis da casa são estrategicamente situados a partir dessa cota.
Por estar orientada para o norte, são pensadas diferentes resoluções para cada piso: semi-coberto no piso térreo, beirais no primeiro piso e brises no segundo, terminando com um terraço ao ar livre.
A casa é ordenada em torno do vazio localizado precisamente no canto lateral. Um pátio de samambaias no térreo, sobre o qual se projeta uma varanda, formando um terraço seco no primeiro andar, para onde despontam as varandas do segundo andar, gerando vistas cruzadas, pés-direitos duplos e filtros verticais entre os elementos.
Um grande freixo localizado na calçada da casa proporciona cores e visuais variados ao longo do ano.
É uma casa para uma família composta por um casal com dois filhos. Com a intenção de ter um espaço de trabalho incorporado à casa, o referido espaço, por estar no nível zero, possibilita receber pessoas do âmbito de trabalho sem interferir na dinâmica doméstica.
O objetivo era resolver uma habitação urbana, em um lote de dimensões mínimas (8,66m x 9m) com o desejo de alcançar uma casa aberta em contato com o exterior, onde se escuta os vizinhos e onde a situação do bairro fazia parte do projeto. Procurou-se encontrar uma casa que não fosse hermética e impermeável, mas sim, segura e protegida.