-
Arquitetos: OR Architecture, Smart Construction of Villages
- Área: 201 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Shaoshuai Ren, Changhui Zheng
-
Fabricantes: Chenhong, JP Life Standard
Descrição enviada pela equipe de projeto. Guoliang Village é famosa pela "Heaven's Road", uma estrada escavada em um penhasco de 119 metros de altura, construída de maneira completamente manual. A via segue sendo a única maneira de entrar na cidade. O local original do projeto, a Escola Primária Guoliang, está localizado no ponto mais alto e profundo do vilarejo. Como o lugar onde a maioria dos aldeões estudou e cresceu na infância, ela carrega as memórias e emoções dos habitantes locais. O princípio de projeto foi recriar a Heaven’s Road no edifício em homenagem ao espírito de outra forma, como o clímax da vila, criando um eco através dos tempos.
A proposta foi utilizar uma estrutura de aço como endosqueleto reforçado do edifício. A parede é reforçada pela ancoragem da estrutura de aço. A cobertura e a plataforma do telhado também foram reforçados pela estrutura de aço, de modo a desempenhar o papel de descarga de peso e reforço de toda a construção.
A Heaven’s Road não só representa um espaço especial no edifício, uma imagem simbólica, uma experiência de cavar uma estrada no penhasco, mas também uma parte importante de toda a rota circular do projeto. A estreita Heaven’s Road penetra na cobertura, conectando os degraus internos da sala de aula e a plataforma de observação externa no telhado, resultando em transformação espacial de dentro e fora, com abertura e fechamento, e mudanças de largura.
A sala de aula escalonada, a Heaven’s Road e a plataforma da cobertura constituem uma série de espaços narrativos:
A sala de aula mantém algumas das tesouras originais do telhado de madeira, e paredes originais de alvenaria, reproduzindo a atmosfera espacial original da escola primária e estabelecendo uma ponte entre o novo e o antigo. O volume de vidro acima da Heaven’s Road deixa a luz do céu cair verticalmente e iluminar no mapa de pixels da Montanha Taihang formada pelas cortinas de pedra em ambos os lados. A plataforma da cobertura conecta o cume do telhado e a montanha de trás, uma nova altura de visão panorâmica da aldeia.
Uma pequena quantidade de salas e banheiros foram instalados, proporcionando um serviço completo de recepção. As funções adicionais são organizadas em módulos pré-fabricados, incluindo a estrutura de dois andares para acomodação e banheiros integrados no pátio. Essas estruturas são feitas de pinus radiata gulam da Nova Zelândia. A montagem é feita pela técnica de caixa e espiga. O banheiro é colocado no espaço opaco do teto de vidro. Um longo bar ocupa a parte de trás dos banheiros para que os turistas possam descansar um pouco. O pátio adota uma disposição parcial afundada para organizar a drenagem durante as fortes chuvas na região montanhosa e evitar o impacto da drenagem direta sobre as construções mais baixas. A diferença de altura entre o pátio (- 30cm de altura), os assentos (40cm de altura) e o solo permite que os assentos possam ser usados tanto como mesa quanto como banco. O pátio também pode ser usado como um local de ensino ao ar livre junto com o espaço acessível da cobertura.