-
Arquitetos: CFarquitetos
- Área: 170 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Ricardo Oliveira Alves
-
Fabricantes: Casamania, Fritz Hansen, LUSOTUFO, Margres, Ofa, Orac Decor, Porcelanosa Grupo, ROYAL STONE, Sanitana
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa de uma família numerosa necessitava de ser remodelada para criar espaços mais organizados e acolhedores, com uma linguagem moderna, mas respeitando a traça existente.
O apartamento, tipicamente pombalino, tinha um belo tecto em estuque na sala de estar e uma estrutura de gaiola pombalina que se manteve. A intervenção consistiu na reformulação completa de alguns espaços, tais como a cozinha, a casa de banho e o quarto dos filhos, enquanto noutros espaços a intervenção foi essencialmente ao nível do desenho da carpintaria.
Num dos quartos, teve de ser delineada uma estratégia para acomodar várias funções num único espaço, para além disso, o quarto tinha um teto demasiado alto que proporcionalmente à sua área causava algum desconforto. Foi concebida uma caixa de madeira com um teto mais baixo que serviria de cama, cama de visitas, mesa de cabeceira, secretária e uma estante de livros. Com a criação desta caixa/ nicho conseguimos uma zona muito acolhedora e funcional.
Para o quarto das filhas foi concebido um espaço de trabalho partilhado, utilizando um único tampo de secretária com gavetas, sobre o qual foi criada uma estrutura de prateleiras e prumos de madeira. Esta divisão permitiu a privacidade necessária para o estudo individual, sem prejudicar a comunicação entre elas. Para ocultar a presença deste volume, que por razões de espaço teve de ser colocado mesmo à entrada do quarto, foi acrescentado um espelho à ilharga lateral.
Os tons claros predominam na casa a fim de proporcionar o máximo de luminosidade possível, porque apesar de ter grandes janelas, numa das fachadas, a luz que entra na casa é filtrada por uma varanda rodeada de árvores.