-
Arquitetos: NAT Office
- Área: 190 m²
- Ano: 2022
Descrição enviada pela equipe de projeto. Michelangelo Galliani, escultor e professor da Academia de Belas Artes de Urbino, queria construir um estúdio e um ateliê ao lado de sua casa/estufa, no qual pudesse trabalhar ao ar livre diariamente e abrigar não só suas ferramentas e instrumentos, mas também alguns de seus trabalhos e possíveis colaboradores.
Este foi o ponto de partida para um espaço de trabalho minimalista e aberto, vinculado à casa existente em termos de dimensões e proporções, que se moldaria e ancoraria na luz natural, como uma fonte de sombra para as esculturas e como fonte de luz para os pensamentos dos escultores.
A estrutura, simplificada até seus limites, é um sistema de pórticos repetidos e estreitamente espaçados, capaz de dar ritmo e divisão a uma grande nave de dupla altura, totalmente opaca no pavimento destinado ao trabalho e toda iluminada nível superior em direção ao parque. A luz, também mediada por um sistema de cortinas, molda o espaço interior e ilumina o espaço de trabalho.
A madeira, em sua estrutura inclinada, suas ripas e detalhes de fixação, delineia o exterior do volume de forma homogênea e se estende até a grande varanda de entrada descoberta, uma espécie de diafragma, para suportar e posicionar as grandes placas que chegam das pedreiras e os veículos necessários para transportá-las. Na parte traseira, a extensão da estrutura se torna um pórtico e apenas uma laje de concreto, na qual o escultor molda o material: um diafragma entre o espaço de trabalho e a casa/estufa.