-
Arquitetos: MVRDV
- Área: 27200 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Ossip van Duivenbode
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetado para a incorporadora Youngwoo & Associates e com Stonehill Taylor como arquiteto responsável, este edifício é o primeiro do escritório holandês MVRDV concluído nos Estados Unidos. O edifício tem um impacto dramático no skyline da upper Manhattan, sem deixar de ser sensível às necessidades locais. Assim, fornece à comunidade os serviços de escritórios e hospedagem que estavam em falta.
Este design diferenciado consiste em uma pilha de blocos revestidos em oito cores diferentes de tijolos vitrificados que segue a escala dos edifícios do entorno. Essa abordagem cria uma vila vertical para que o edifício não sobrecarregue os arredores, como é o caso de quando os edifícios são maiores que seus vizinhos. A forma empilhada tem a vantagem adicional de fornecer vários terraços ao ar livre, com cada bloco tendo seu próprio espaço ao ar livre sobre o bloco inferior.
As cores vivas do edifício são mais um aceno para esta parte da cidade, referenciando as vitrines do bairro agitado. As cores mais brilhantes (verde, amarelo, azul, vermelho e laranja) ficam nos blocos superiores, enquanto as cores mais suaves (ameixa, azul-petróleo e marrom) recebem os visitantes no nível da rua.
“Washington Heights tem um caráter único e emocionante, muito diferente dos outros bairros de Manhattan mais ao sul”, diz o sócio fundador do MVRDV, Winy Maas. “O design do Radio Hotel and Tower é inspirado nesse personagem – pegamos os blocos menores que são típicos do bairro e os empilhamos em uma vila vertical. Acrescente a isso as cores vivas que você vê por toda a área e o projeto é como um farol que celebra esta parte da cidade.”
Dentro do edifício, o Radio Hotel, com seus 221 quartos, servirá como um importante centro para aqueles que viajam para conferências organizadas pela Yeshiva University e pelo New York Presbyterian Hospital, ambos localizados nas proximidades. O design de interiores do hotel pela Workshop APD tem como inspiração o exterior, combinando os banheiros de cores vivas com as cores dos blocos. Além disso, o edifício inclui lojas no térreo e mais de 16.000 metros quadrados de escritórios. No 12º andar, no bloco azul, está o Above The Heights, um espaço com um terraço com vistas espetaculares de Manhattan, dedicado a eventos diversos, desde casamentos e reuniões a bar mitzvahs e quinceaneras.
“Investimos 300 milhões de dólares no projeto do Radio Hotel and Tower – um investimento que nos permitiria facilmente construir um prédio no centro de Manhattan”, diz Margarette Lee, sócia da Youngwoo & Associates. “Escolhemos este local porque acreditamos no bairro e temos aqui a chance de causar impacto. Setenta por cento dos funcionários do hotel e restaurante são da vizinhança; nossa presença aqui resultará em uma contribuição econômica significativa para a comunidade”.
O edifício também abriga uma série de instalações para alimentação e entretenimento, incluindo o restaurante Jalao NYC, que representa a cultura dominicana local do bairro. O primeiro posto avançado dos EUA deste popular restaurante de Santo Domingo foi criado por uma colaboração entre Richard Sandoval Hospitality e o fundador da Jalao, Antonio Espaillat. Logo além do restaurante no térreo, o hotel também possui um pátio de 750 metros quadrados com jardim e amplos lugares ao ar livre, que é um centro de música ao vivo e atividades para o hotel.
Trazendo um choque elétrico para uma parte muitas vezes esquecida de Manhattan, o Radio Hotel and Tower atende à falta de quartos de hotel em Washington Heights. Celebra a comunidade da área, valorizando as qualidades urbanas do entorno sem se afastar do caráter urbano já existente. E, claro, cria um marco que chama a atenção para o bairro; essa nova adição já atraiu elogios e interesse, com a Time Out New York escrevendo “de repente, estamos ansiosos por um caminho de estadia, caminho da cidade”.