-
Arquitetos: Förstberg Ling
- Área: 2 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Markus Linderoth
Descrição enviada pela equipe de projeto. Doze Casas (Twelve houses) é um bloco com casas geminadas em Sorgenfri, a área industrial mais antiga de Malmö. O bairro cresceu a partir de antigas áreas agrícolas ao longo da ferrovia que leva ao sul – oito quarteirões do tamanho do centro da cidade de Malmö. Hoje a área é caracterizada por sua vegetação e amplitude, bem como pelos antigos edifícios industriais feitos de tijolos vermelhos.
As casas geminadas fazem parte da transformação de um quarteirão maior da cidade - encontrando seu lugar entre um aglomerado de edifícios da virada do século com alvenaria decorativa e um depósito de bondes modernista em concreto. As casas se encaixam na escala industrial de Sorgenfri, mas também são entidades separadas - como uma avenida repleta de árvores com galhos entrelaçados.
A composição das fachadas é a mesma na parte frontal e posterior das casas; seis aberturas com a mesma largura cobrindo três pavimentos - alinhados vertical e horizontalmente. As funções das aberturas variam - janela, portões de garagem, terraços – a forma simples ganha um padrão variado. A vida cotidiana torna o racional específico.
A alvenaria de tijolos vermelhos com juntas de argamassa de grandes dimensões cobre a estrutura de madeira laminada cruzada. No interior a estrutura de madeira é exposta, unindo pisos de concreto, detalhes em aço galvanizado e portas e janelas em pinho.
A largura generosa das casas individuais permite uma sequência de espaços em torno de um banheiro central feito de blocos de barro maiores. Junto à entrada principal, uma porta maior permite que a divisão interna seja utilizada como garagem. As principais áreas de estar, parcialmente com pé direito duplo, abrem-se para um jardim, emolduradas por treliças e trepadeiras. O segundo pavimento abriga três quartos, sendo que um deles tem uma abertura para o espaço de pé-direito duplo do térreo. Já a cobertura tem dois quartos, bem como dois terraços - integrados ao volume do edifício com vistas emolduradas por tijolos.
Förstberg Ling atuou como construtor e arquiteto para o projeto que foi construído após uma competição em 2019. Ao combinar o papel de arquiteto, incorporador e empreiteiro principal, Förstberg Ling conseguiu se manter fiel à visão e à ideia inicial do projeto. O projeto foi concluído em 2022.