-
Arquitetos: The Company of Design
- Área: 256 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Ishita Sitwala, Samarth Pachchigar
-
Fabricantes: Blum, Donato, Hafele, Marino Laminates, Nuvocotto Tiles, Piccolo Mosaics, Restile
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa Linear está discretamente inserida em meio à densa cidade de Mandvi, Índia. Como o nome sugere, o projeto é impulsionado pelas restrições do terreno com dimensões de 3m x 30m, aberto em ambos os lados ao longo do comprimento, com uma frente ativa e um pátio aberto na parte posterior. Aderindo à tipologia habitacional original também encontrada no bairro, era importante não apenas segregar e proporcionar privacidade, mas também romper com a linearidade do espaço de estar e fornecer ampla luz natural. Isso foi alcançado adicionando uma ponte suspensa no meio da edificação, que ajudou a criar um volume central de pé-direito duplo e proporcionou a oportunidade de trazer luz natural através de uma claraboia articulada na cobertura. A adição de uma escada central ajudou a organizar e conectar todos os espaços ao seu redor, ao mesmo tempo em que criou uma conexão visual perfeita entre eles, gerando um local ideal para o espaço de estar, o centro social da casa.
A casa pode ser categoricamente dividida em dois níveis, público e privado. O nível do solo sendo “público” inclui a joalheria na frente, que leva o usuário ao espaço central conectado à cozinha e ao quarto de hóspedes com vista para o quintal. Todos esses espaços foram projetados para fornecer um fluxo visual constante à medida que o usuário transita de um espaço para o outro. O nível superior é mais privado, composto pelo quarto principal voltado para o pátio posterior e o quarto das crianças voltado para a rua, conectados por um espaço social central e pela ponte suspensa.
O envoltório da edificação foi concebido como resposta ao clima local. O objetivo é maximizar a luz solar no que poderia ter sido um espaço estreito e pouco iluminado e manter a edificação refrigerada. A fim de proporcionar privacidade da rua movimentada e proteger o quarto das crianças da forte luz solar do sudeste, um muxarabi de tijolos terracota foi projetado não apenas para atuar como uma tela, mas para criar uma fachada cinética de interesse visual junto com uma árvore plantada ao lado dela. Ambos os elementos atuam como agentes de sombreamento e resfriamento para a casa. Por outro lado, a claraboia foi articulada para maximizar a luz natural no espaço abaixo, otimizando a posição dos painéis solares para obter o máximo ganho solar - tornando a casa mais sustentável e energeticamente eficiente.