-
Arquitetos: Valor-Llimós
- Área: 650 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Simón García · arqfoto
-
Fabricantes: Artigo, Rockfon, Viroc, Zinco
Descrição enviada pela equipe de projeto. A construção da nova biblioteca Sant Martí Sarroca é uma oportunidade para organizar o espaço do parque e conectar visualmente todos os núcleos habitacionais do município.
Dessa forma, o projeto proposto é um mirante elevado, um passeio que conecta o desnível existente mas, sobretudo, é uma porção do parque sob a qual se abrigam os leitores.
A nova biblioteca está localizada dentro do Parque de la Paz, Barcelona. Para ela propõe-se um volume de um nível, semi-escavado ao norte e aberto ao sul, adaptando-se ao declive existente. A cobertura paisagística pretende restaurar a porção do parque que o volume ocupará e se tornar um mirante elevado do qual, aproveitando a topografia de Sant Martí Sarroca, é possível ver transversalmente todas as áreas habitadas da cidade, desde a expansão norte até o conjunto histórico-monumental do castelo ao sul, passando pela zona antiga, no centro do vale.
A cobertura apresenta uma grande saliência na extremidade sudoeste que recebe os pedestres e os acompanha para dentro da edificação.
A edificação é categorizada como "Consumo Quase Zero" (nZEB) e certificação energética “A”. Para isso, foram utilizadas as seguintes estratégias:
- Cobertura verde que contribui para a captação de CO2 e partículas suspensas, para a estabilidade térmica da última laje, isolamento acústico e amortecimento do escoamento em caso de chuvas torrenciais típicas do clima mediterrânico.
- Orientação que permite a captação direta do sol no inverno, e proteção do sol direto no verão através do alpendre e brises de madeira em frente às aberturas.
- Instalação de uma pérgula na cobertura da edificação que, por um lado, sombreia a passarela e o mirante e, por outro, serve para a instalação de painéis fotovoltaicos que alimentam uma bomba aerotérmica de alto rendimento, representando uma contribuição de 70% do consumo energético da edificação nZEB.