-
Arquitetos: Arquitectos Aliados
- Área: 960 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Ivo Tavares Studio
-
Fabricantes: BRUMA, CIN, DURATIV, Weber, Wedi
Descrição enviada pela equipe de projeto. Edifício projetado pelo Arqº Moura Coutinho, no início do sec XX, previsto para integrar a "Padaria Nacional" (venda e panificação) no piso térreo e, nos pisos superiores, escritórios e habitações. Nas últimas décadas do sec XX foi sendo adulterado, passando por diferentes usos com sucessivas alterações ao projeto inicial. Já no sec. XXI o atelier Arquitectos Aliados foi contratado para realizar um projeto (arquitectura, especialidades, interior design) com forte componente turística, mantendo o uso de comércio no piso térreo. A fachada original, com influência da arquitectura francesa do inicio do séc. XX, resultado das várias viagens que Moura Coutinho fez a França, apresenta uma composição fortemente assimétrica nos dois primeiros pisos, sendo absolutamente simétrica nos restantes.
No piso térreo destacamos o embasamento em granito cinza da região e friso, em alto relevo de figuras aladas de inspiração suméria em fingimento de granito, porta larga de acesso ao comércio e porta elegante para acesso aos demais pisos. No primeiro piso destaca-se a bela bow window a encimar a porta de acesso aos pisos superiores, ficando um conjunto de três janelas fundas em arco, sobre a porta do comércio lateralmente à bow window. Os pisos superiores apresentam conjuntos de três janelas fortemente marcadas na horizontal, sendo o último piso destacado por falsa colunata, janelas em mansarda de desenho parisiense, mas aqui revestida a cobertura, em telha de canudo com beiral ao invés do zinco usado nas coberturas parisienses. As cores originais, tons de rosa, cinzas e brancos foram agora substituídas por tons e cores contemporâneas de amarelo mostarda, branco marfim e branco creme, sendo também a fachada posterior de desenho simétrico continuando a mesma atitude contemporânea, assumida na resolução espacial e funcional de todo o interior. A cobertura antes em telha marselha é agora revestida a zinco camarinha de modo a envolver todas as peças presentes na cobertura das ventilações e lanternins.
Surgiram, no desenvolvimento do programa, 9 (nove) Apartamentos Turísticos de tipologias diferenciadas apoiadas pelas zonas comuns. Da totalidade dos apartamentos, 7 (sete) são totalmente diferentes, tendo sido o atelier a desenhar / fornecer o "Interior Design" (quadros, móveis, iluminação). Preconizamos uma nova caixa de escadas, integrando um elevador (inexistente, no projeto inicial), um grande saguão (dois pequenos, no projeto inicial) e o aproveitamento de um terraço no piso 1 (existiam vários anexos que foram demolidos). O projeto começou em 2016 e terminou em 2022, após 3 anos de obra, de um acompanhamento intenso da equipa projetista, dono de obra, fiscalização e empreiteiro geral.