-
Arquitetos: Architecture's Matter
- Área: 330 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Rungkit Charoenwat
-
Fabricantes: A.P.K., Aluzat, Greatwall, KS Wood
Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando visitamos este local pela primeira vez, fomos cercados pelo som escaldante da selva de bambu e, quando olhamos mais além, descobrimos a curva do rio Pa-sak. Foi bastante impressionante. Essas vibrações fizeram com que nos sentíssemos extremamente à vontade. Nesse momento, percebemos que esta casa precisava ser projetada com o respeito à natureza em mente. Portanto, se tornou nosso desafio projetar a edificação de tal forma que afetasse o terreno o menos possível, ao mesmo tempo em que o aproveitasse.
Dessa forma, dado o contexto, a casa foi dividida em duas seções perpendiculares com o máximo de espaço aberto possível para fortalecer a conexão entre o volume e a natureza. As duas partes da edificação também se dividem claramente nas funções públicas e privadas, ambas com acesso ao pátio. A maioria dos ambientes desta casa desfruta da vegetação proporcionada pelo pátio, que também serve para conectar as duas funções através de sua atmosfera.
Este tipo de layout é benéfico para a funcionalidade e preserva o maior patrimônio do terreno, a natureza. A horizontalidade foi escolhida como personagem principal da casa em termos de projeto arquitetônico. As linhas do telhado e do terraço são paralelas, esse gesto não é apenas esteticamente agradável, mas também serve a um propósito prático devido à sua saliência, que fornece sombra para o terraço permitindo que ele seja usado durante todo o dia. No geral, a altura da casa foi reduzida, contrastando-a com as árvores altas que a cercam para que se misture com o amplo gramado.
As portas de vidro de grande escala desempenham um papel importante para atingir esse objetivo pois reduzem a linha vertical da casa e, ao mesmo tempo, proporcionam uma boa visão do interior. Outro fator que contribui para a personalidade de uma casa são seus materiais. Escolhemos o "tijolo cinza" como material principal para esta casa, que é produzido por meio de processos naturais de fabricação. De qualquer ângulo da casa, a parede de tijolos cinza serve como divisor espacial e ponto focal. Outro material utilizado no terraço e teto externo é a madeira artificial feita a partir de uma combinação de madeira real e sintética. Um material de fácil manutenção enquanto ainda fornece um toque realista.
Em conclusão, o conceito principal de projetar uma casa de férias permanece o mesmo: viver em harmonia com a natureza, aproveitar a atmosfera tranquila e a qualidade do descanso. A residência Lomsak faz o seu melhor respondendo completamente à essa pergunta. Assim como procuramos representar, sua arquitetura faz menos, mas obtém mais.