-
Arquitetos: Lineburg Wang
- Área: 320 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Christopher Frederick Jones
-
Fabricantes: Astrolighting, Claypave, Finlaysons, Luceplan
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é um equilíbrio de contrastes, definido pelas condições abaixo e acima do Nível Mínimo Habitável de Piso (MHFL) do conselho, já que a casa está localizada em um local comprometido, sobrecarregado pelas inundações e escoamentos terrestres. O volume e funcionalidade na cota de inundação contrastam com a leveza na cobertura com a inserção da copa de um eucalipto.
O local inundou 1,5 m acima do solo em 2011. Portanto, o projeto seguiu esta condicionante por necessidade, com tipos de construção, condições de luz e introversão contrastados por este dado, em conjunto com a materialidade do tijolo, proveniente do subsolo da casa existente. Nossos clientes procuravam uma casa que se abrisse para o exterior, salas com conexão imediata com o solo e o jardim - um briefing em conflito com as restrições locais, abraçadas como impulsionadores para o conceito do projeto.
O Relatório de Inundação do local registrou que as paredes de contenção de tijolos existentes no canto nordeste do lote serviam como obstruções ao escoamento, onde a água entraria ao longo do limite oeste. Apenas com a inserção de novas plataformas elevadas para piscina e jardim atrás destes muros existentes, o impacto insignificante na condição de inundação existente seria evitado, permitindo que a leve extensão da cozinha e sala de jantar fosse mantida, dada a proximidade com o jardim e o espaço ao ar livre.
A ampliação é apoiada sobre este plato de meia altura, pairando sobre o caminho de fluxo ocidental e o esgoto principal. O projeto não tem orçamento para ocultar o caráter da casa existente, portanto a mantém e a celebra, derivando uma paleta para complementar a moldura de madeira bruta e os tijolos ao redor do local.
A ameaça das inundações não exige a construção de paredes sólidas no subsolo para obstruir o fluxo de água – apenas uma nova parede de tijolos é inserida ao longo da coluna de entrada com uma série de pilares. O subsolo é robusto, suas novas paredes são abertas e podem ser conectadas com uma paleta de vermelhos e terracota para atender a cota mínima, como se a água já tivesse passado. Os tijolos delimitam o subsolo, encontrando os remanescentes retidos na parte posterior do local, e sendo ampliados nas áreas de encontro ao ar livre.
Uma nova plataforma de meia altura localizada entre os níveis é acordada no Relatório de Inundações, trazendo as funcionalidades do jardim e do exterior para as novas áreas abertas. Um eucalipto de 15 m de altura é envolto pela casa, seu tronco pertence e anima a paisagem interior.