-
Arquitetos: Estúdio Minke
- Área: 177 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:André Scarpa
-
Fabricantes: Atelier Fernando Jaeger, Duratex, Ecobloco, Ladrilar, Mica, Portinari, Portobello, REKA
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Apê Lagoa, com 177m², conta com janela para copa das árvores, planta e características típicas do Bairro Higienópolis. Os moradores, casal e dois filhos pequenos, são amantes da arquitetura e estilo de vida local. A reforma foi completa, com mudança total de hidráulica e elétrica e valorização da planta original. Os moradores buscavam uma reconfiguração da planta existente com nova distribuição dos espaços e ambientes integrados que permitissem maior entrada de luz natural.
Desejavam uma ilha grande que comportassem banquetas para pequenas refeições em família e maior interação enquanto cozinhassem. Além disso, buscavam a construção de um novo banheiro do zero para que o apartamento contasse com duas suítes completas. Desde o início se preocuparam também com espaços bem definidos de homeoffice, já que ambos os clientes trabalham majoritariamente de casa.
O ponto de partida para desenvolver paleta de cores e escolha de materiais foi o olhar para o entorno, entender o contexto do bairro e o prédio do apartamento que estávamos projetando. O apartamento é localizado no Ed. Irajá e super característico do bairro. Um prédio modernista da década de 1960 com arquitetura de Rubens Corsi e painel artístico de pastilhas em mosaico de Clovis Graciano.
Trouxemos as características principais do edifício e bairro para dentro do apartamento: Além de trazer o azul da fachada como principal cor de destaque para o projeto (paredes e serralheria), escolhemos também trabalhar com azulejo decorado (modelo Mies, da Mica) , com referência aos painéis artísticos e elemento vazado (cobogó) - também característico de prédios de Higienópolis. Buscamos valorizar as materialidades do apartamento com a restauração do piso original de taco e exposição de pilares e vigas de concreto e tijolinhos originais. O resultado ficou contemporâneo, leve, integrado, ideal para momentos em família e coerente a linguagem arquitetônica do prédio e fiel à estética do bairro. O lar da família que curte cozinhar pães artesanais na bancada da cozinha, ter brinquedos pela casa, luz natural e descontração merecia um projeto que refletisse a boa vibração.
Indicamos mobiliários com estrutura em serralheria para trazer maior leveza e seguir a linguagem das portas metálicas desenhadas para o projeto. Estabelecemos tons terrosos para tecidos e almofadas para dialogar de forma a contrastar com o azul predominante do projeto. Mesa de jantar e apoio com tampos em madeira de diferentes tons com objetivo de deixar o ambiente mais aconchegante e acolhedor. Destaque para peças, de sua grande maioria, da loja Atelier Fernando Jaeger.