-
Arquitetos: Marta Jarabo, SOLAR
- Ano: 2022
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Sorveteria Brando faz parte de uma investigação sobre a relação entre percepção visual e a fenomenologia da cor com o objetivo de desenvolver um novo modelo comercial onde o consumo é entendido como uma experiência atmosférica.
Localizado no centro histórico de Madri, o projeto se baseia em três premissas fundamentais: um orçamento reduzido, o desenvolvimento de uma imagem reconhecível e um cronograma de obra limitado.
Com estes pontos de partida, a proposta é criar uma paisagem artificial onde a percepção da escala é distorcida através do uso da cor. Esta estratégia responde a uma economia de meios à maneira de um manifesto ecológico, evitando a demolição a fim de minimizar a geração de resíduos, enquanto unifica o espaço e deixa visíveis as diferentes camadas históricas das instalações.
O programa é organizado em duas faixas paralelas separadas por uma peça revestida de espuma de poliuretano projetado que atende às necessidades do programa, atuando como vitrine, balcão e bancada de trabalho, e proporcionando ao espaço residual a máxima flexibilidade.
Por fim, uma luminária circular feita de tecido esticado torna-se o elemento central do espaço e o foco de atenção desde o exterior. Além disso, graças à variação de cor ao longo do dia, esta peça dá ao espaço múltiplas qualidades físicas e psico-emocionais.