-
Arquitetos: DP6 architectuurstudio
- Área: 987 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Daria Scagliola & Stijn Brakkee
-
Fabricantes: Holland Composites, JR dakbedekking, Rijk Zwaan, Van Dijk Netten, Viking liften
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Pavilhão Natural (Natural Pavilion) é um pavilhão feito quase totalmente de materiais renováveis, de cadeia circular e totalmente desmontável. Podendo ser reconstruído em uma configuração diferente em outro local. O Pavilhão do Governo Nacional Holandês foi projetado e construído em um ano para a Floriade Expo 2022. Seu projeto se concentra nos desafios espaciais que a Holanda enfrenta atualmente: a transição para fontes renováveis de energia e matérias-primas, a escassez de moradias, além das ações para tornar a agricultura mais sustentável, restaurar a biodiversidade e se adaptar às mudanças climáticas. O Pavilhão Natural serve como uma vitrine para a construção inovadora e contribui para o aumento da aplicação e ampliação de soluções sustentáveis.
O conceito da construção é simples, mas inovador e consiste em dois elementos principais: uma elegante estrutura de vigas de madeira nativa como uma casca estruturalmente evidente, cujos módulos são conectados por conectores de aço; e o uso de materiais naturais e reaproveitados para complementar a estrutura, como pisos de madeira, paredes de materiais biodegradáveis e janelas de vidro reaproveitado. Assim, qualquer espaço pode ser criado e atender a requisitos específicos como acústicos ou de segurança contra incêndio.
Remontável. Por causa das conexões secas, o pavilhão pode ser totalmente desmontado e reconstruído em uma configuração diferente. Após a Floriade Expo 2022, servirá como espaço de exposição e cinema em várias reservas naturais holandesas. A partir de 2025, fará parte do projeto de alimentação sustentável FlevoCampus.
Instalações técnicas mínimas. O pavilhão compacto foi otimizado para garantir condições agradáveis com um mínimo de instalações. As persianas de madeira são projetadas parametricamente para um ótimo equilíbrio entre luz solar e temperatura, resultando em fachadas únicas em cada lado. As persianas de vidro auto-ajustáveis nas fachadas, juntamente com as janelas de telhado, permitem ventilação e resfriamento térmico natural. O formato do telhado de madeira fornece uma suave luz do norte para o átrio, minimizando a quantidade de iluminação artificial necessária.
95% de materiais de base biológica. Quase todos os materiais utilizados no pavilhão são de base biológica e renováveis. Além da madeira de origem holandesa da estrutura e dos pisos e escadas de madeira (CLT), todas as paredes internas são feitas de sobras de materiais da agricultura e horticultura, como palha, linho, caules de plantas de páprica e sementes de espinafre. O vidro da janela é reutilizado de um prédio governamental de Haia.
Natureza inclusiva e adaptável ao clima. O pavilhão mostra como a flora e a fauna podem ser incorporadas ao ambiente construído, como a biodiversidade na cidade pode ser melhorada e como os edifícios podem contribuir para o armazenamento e resfriamento da água da chuva nas cidades. Rodeado por árvores frutíferas e biovaletas, e com seu mecanismo de retardamento do escoamento das águas pluviais, além da alimentação e plantio nas coberturas, o pavilhão demonstra como as construções podem contribuir para a inclusão da natureza e a adaptação ao clima.
Impacto ambiental mínimo. O impacto ambiental do pavilhão é mínimo devido ao uso de materiais de base de base biológica e condizentes com a economia circular, a minimização do uso de materiais, a luz, a fundação de estacas de madeira e a integração da vegetação no edifício. A estrutura e os elementos de parede foram fabricados na oficina para montagem rápida, resultando em emissões de CO2 extremamente baixas. O pavilhão demonstra que casas, escolas e escritórios de base biológica e neutros em energia podem ser rapidamente desenvolvidos em escala industrial com a aplicação de uma diversidade de espécies vegetais.