-
Arquitetos: APOLLO Architects & Associates
- Área: 98 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Masao Nishikawa
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta pequena casa de madeira de dois andares se esconde em um bairro residencial no centro da cidade. Os clientes, um casal de gosto minimalista e com poucos itens supérfluos, queriam uma casa em um terreno compacto que priorizasse uma sensação de espaços amplos em detrimento de ambientes fisicamente grandes.
O lote confina com o lado norte de uma estrada estreita e é cercado por casas amontoadas entre si. Para preservar a privacidade neste ambiente, a fachada voltada para a rua não possui janelas, a luz natural vem de um pátio e de janelas altas. Usamos uma estrutura de madeira rígida para fazer o uso mais eficiente da fachada. A estrutura em forma de portão evita a necessidade de paredes autoportantes no lado norte da casa, permitindo que três janelas ocupem todo o comprimento desse lado, com uma fileira de janelas altas acima. O armazenamento embutido na parede aproveita a forma dos pilares da estrutura, tornando o espaço funcional mesmo sem móveis adicionais.
A característica mais marcante da casa, no entanto, é a luz do dia. Na sala da família, que ocupa todo o segundo andar, as três janelas do lado norte deixam entrar uma luz suave e difusa. Enquanto isso, a luz solar direta do sul brilha ao longo do telhado inclinado e é refletida em uma parede na sala, iluminando a área perto das janelas. Esta luz é filtrada através da grade do piso até o primeiro andar, onde estão localizados o quarto e o banheiro. Além disso, a luz entra pelas janelas altas ao longo do lado norte, lançando belas gradações no teto inclinado e garantindo que a cozinha na parte de trás da casa receba luz adequada.
Ao tratar todo o edifício como um refletor de luz natural, conseguimos criar um universo separado de luz difusa que faz com que os quartos pareçam espaçosos e ecoam a tranquilidade característica dos moradores.