-
Arquitetos: TETRO Arquitetura
- Área: 600 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Jomar Bragança
-
Fabricantes: Allmad, Artpedras, Dacapo, Deca, iluminar
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa do bosque está localizada em Nova Lima/MG, em um terreno que possui uma espetacular vista das montanhas e trechos com vegetação características da Mata Atlântica. Sua topografia em intenso declive, foi determinante para a criação da implantação, definindo a distribuição dos ambientes em três níveis para que a casa se acomodasse melhor ao terreno.
A conexão com a rua se dá pelo nível superior. Neste pavimento, encontram-se a garagem e os dois acessos para o nível inferior através de duas escadas. Na extremidade esquerda do terreno, localiza-se a escada principal, já no interior da casa. Na face direita, uma escada metálica suspensa sobre a vegetação se configura como um caminho em meio à copa das árvores. Esse pavimento é coberto por um telhado de uma única água que se inclina e se estende até à sala e a cozinha, localizados pavimento inferior. Esse telhado é o grande protagonista da casa, possuindo um recorte anguloso que define um vazio central para manter a vegetação presente no meio do terreno.
No nível inferior, encontram-se as áreas sociais da casa. Essas áreas envidraçadas mantém uma relação direta com a vista das montanhas e com a natureza presente no vazio central. Pelos ambientes da casa e pelas escadas de acesso é possível circular e estabelecer uma relação íntima com o bosque preservado. A luz inunda os ambientes por diferentes aberturas com variadas formas e posições e cria novas ambiências no decorrer do dia. Já no pavimento dos quartos, que está localizado abaixo no nível social, os espaços são configurados como uma caixa cega, que se abre apenas para a vista das montanhas e dá a privacidade necessária para os ambientes íntimos.
Por fim, a Casa do Bosque abraça um pedaço de Mata Atlântica. As árvores no meio da edificação filtram a luz de diferentes formas ao longo do dia, criando movimento de luz e sombra. Como disse o morador, a "promenade da luz"!