-
Arquitetos: Schwember García-Huidobro Arquitectos
- Área: 250 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Nicolás Sánchez
-
Fabricantes: Timber
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Los Lirios está localizada em um campo de cerejeiras no centro do Chile. O projeto resgata a tradição das fazendas da região, que dominam a paisagem a partir dos pontos mais altos do território, seja de morros ou promontórios.
A casa se organiza a partir de dois volumes voltados para o norte. O primeiro, que funciona como embasamento, está no nível do chão e é feito de concreto armado. Ele contempla uma adega de vinhos, um dormitório e a piscina. O segundo é elevado a 3 metros do chão para obter vistas das cerejeiras ao redor, que crescem a uma altura de 3,5 metros. Este segundo volume é estruturado com base em pilares e vigas de madeira laminada, que são apoiadas no chão e no volume inferior de concreto, constituindo o piso principal da casa. É nesse volume que se encontram os quartos, sala de estar, sala de jantar e cozinha, assim como um grande terraço a partir do qual se acessa a piscina.
Por outro lado, a casa também foi desenhada na perspectiva do projeto passivo, ou seja, buscando a eficiência energética através do projeto arquitetônico. Para tanto, grandes balanços foram projetados para impedir a entrada dos raios solares durante o verão, mas de forma a permitir a entrada durante os meses de inverno, assim como a disposição das janelas que promovem a ventilação cruzada, regulando assim a temperatura de forma natural.