-
Arquitetos: Triplex Arquitetura
- Ano: 2022
-
Fotografias:Romulo Fialdini
-
Fabricantes: Dedicatto Marcenaria, Ecosimple, Entreposto, Madeira de Lei Florestal, Nani Chinellato, Tramonto Mármores
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projeto de uma casa de campo no interior de São Paulo, assinado pelas arquitetas Adriana Helu, Carolina Oliveira e Marina Torre Lobo, sócias da Triplex Arquitetura. O ponto de partida desse projeto foi a solicitação dos proprietários de não criarmos um living fechado na área social - eles gostariam de um espaço mais flexível, que pudesse funcionar como sala de estar, varanda e área gourmet ao mesmo tempo. Dessa forma, projetamos um ambiente amplo que pode ser totalmente aberto, transformando-o numa grande varanda. A integração dessa área social com o exterior se da através de grandes portas de vidro de correr e outras pivotantes em muxarabi de madeira que permitem uma ampla conexão com o paisagismo que permeia a casa.
Para aproveitar o declive do terreno, optamos por fazer a casa em dois níveis. A entrada principal está no nível da rua e nos da a sensação da casa ser térrea. A partir do hall de entrada com pé direito duplo e iluminação natural é possível acessar o nível dos quartos. Descendo as escadas rodeada por paisagismo chegamos ao escritório e área social. Para momentos mais reservados, projetamos uma sala de TV com mesa de sinuca, jogos e um bar.
Na área externa rodeada pelo jardim ficam o redario e uma área de contemplação da vista com fogo de chão para trazer momentos relaxantes para a família. Criamos também um anexo com SPA, jacuzzi e sauna. Um dos pontos altos dessa casa é a presença dos jardins internos permeando todo seu perímetro, algumas vezes adentrando volumes, fazendo com que se veja o verde em qualquer ambiente da casa. Dessa forma, a casa tem espaços sempre acolhedores e com vista para algum jardim, característica essa, importante para fazer com que os clientes se sintam longe da cidade de São Paulo tornando o projeto, um refúgio urbano.
A casa conta com 6 suítes sendo a master com a vista mais privilegiada. A área intima no pavimento superior é envolta por um banco, formando a varanda dos quartos. O piso em cacos de pedra foi escolhido por sua beleza e praticidade em composição com o forro de madeira ripado que traz conforto e atmosfera de campo para a casa. O projeto de iluminação procurou ser o mais linear trabalhando principalmente com a luz indireta.