-
Arquitetos: depaolidefranceschibaldan architetti
-
Fotografias:Karina Castro Fotografía
-
Fabricantes: FLOS
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste na renovação de uma construção rural e na demolição de um volume adjacente construído nos anos sessenta. Além de redescobrir as proporções simples e harmoniosas do edifício original, a demolição parcial permite ao novo projeto valorizar as características do terreno, comprimido entre duas áreas construídas e aberto ao campo.
Para atender às exigências funcionais do cliente e aproveitar a morfologia do local, uma nova ampliação da casa é proposta em direção à área rural, afastando-se assim da desordem construtiva que caracteriza o local.
O volume adjacente a nova construção também foi renovado, recuperando as características tipológicas originais e materiais do contexto agrícola, tais como os tijolos do envelope e as telhas da cobertura de duas águas.
Ao mesmo tempo, um novo volume em concreto aparente, conectado ao existente, ergue-se para a fachada posterior, definindo um todo orgânico. O concreto se expressa em três diferentes acabamentos: liso com a impressão das formas nas fachadas, alisado nos pisos internos e escovado com agregados no exterior.
A fachada pública voltada para a rua é assim composta por dois volumes muito diferentes e de caráter impenetrável: no volume de tijolo, existem duas frestas estreitas, no de concreto a divisão vertical das formas dialoga com o ritmo das ripas de madeira que revestem o primeiro pavimento, perfuradas por uma única janela quadrada.
Após esta configuração contínua, que abriga os quartos e as áreas de serviço, uma galeria envidraçada ocupada por uma longa estante em madeira de bétula chega ao coração da casa, configurando um eixo visual contínuo desde a entrada da sala até o jardim.
Um outro volume de concreto aparente, desenvolvido em um único nível e distinto do anterior, dá forma à área social. O espaço pode ser totalmente aberto para o ambiente rural: nas duas laterais principais, grandes janelas o conectam com a área do jardim ao sul e com o pátio interno ao norte, enquanto as fachadas laterais sem aberturas protegem a privacidade da vida familiar.
Um pátio articula a espacialidade da casa através de vistas em diferentes níveis, como a da loggia do primeiro pavimento. Aqui o revestimento em tábuas de lariço verticais se afina perto dos banheiros e se alterna com as grandes janelas de correr dos quartos. A simplicidade da arquitetura dialoga com a essencialidade do interior, com paredes caiadas de branco, piso de concreto aparente, móveis e luminárias em madeira de bétula.
O caráter centrípeto do pátio atende ao desenvolvimento axial da configuração da planta, que projeta a sala de estar para o jardim ao sul. Aqui, um banco de concreto externo divide a extensão do jardim, delimitando a parte mais próxima da vila e gerenciando o desnível natural do terreno.