-
Arquitetos: Carve
- Área: 310 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Playpoint Singapore
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 2015, as empresas Carve e Playpoint ganharam um concurso para projetar um playground dentro do Aeroporto Jewel Changi, obra de Moshe Safdie Architects. A atração está localizada no Canopy Park, no nível mais alto do novo empreendimento, que inclui um shopping center, parque de atrações e um jardim, todos em frente ao Terminal 1. Neste parque coberto, mais de 1.400 árvores serão plantadas, além de muitas outras atrações, criando a melhor experiência aeroportuária e convencendo os viajantes a passarem pelo aeroporto Changi de Singapura.
No conceito original, o playground foi projetado como uma escultura semelhante a uma pedra preciosa; com peças que são esculpidas - os escorregadores, escadas e subidas de corda - revelando o interior colorido. Desta forma, o lúdico apresenta-se em dualidade: uma joia externa com uma atração criativa internamente.
A princípio, a concha sinuosa foi projetada com revestimento espelhado em toda a estrutura. Durante o processo de projeto com o cliente, isso se manifestou como uma pele de aço polido contínua e sem encaixes, envolvendo os três cones que sustentam a grande plataforma de acesso. Essa joia brilhante inserida no vale verde do parque é um objeto que vai atrair pessoas de longe. A concha, com sua forma de mercúrio líquido, direciona e acentua o foco em seu entorno, e os visitantes podem experimentar reflexos infinitos e surreais de si mesmos. O padrão de borracha no piso foi projetado para criar um reflexo abstrato em espiral na concha do playground.
O mirante será o ponto acessível mais alto do complexo, proporcionando uma vista fantástica de todo o interior do terminal aeroportuário. Naturalmente, isso fará com que a escultura seja um atrativo para o público e um ímã para as mídias sociais, mas também convidará e atrairá crianças de todas as idades e famílias para aventuras e brincadeiras. Subir e descer os escorregadores desafiadores é uma experiência que fará com que os visitantes voltem uma e outra vez.
O amarelo brilhante dentro da escultura contém quatro escorregadores; um familiar, um de queda íngreme e dois escorregadores em espiral cobertos de vidro que descem do ponto mais alto. A estrutura Discovery Slides possui uma superfície de aço duplamente curvada. O vidro curvo foi usado como guarda-corpo no no mirante e como lâminas em espiral na estrutura mais alta. Luzes de fibra óptica foram integradas no piso emborrachado ao redor da estrutura, lâmpadas pontuais no cone mais alto e fitas de LED no perímetro do guarda-corpo de vidro curvo. O ar-condicionado também foi integrado ao deck de observação para fornecer uma temperatura confortável enquanto as crianças brincam nos escorregadores diretamente sob a cobertura da edificação.
O playground Discovery Slides tem mais de 18 metros por 16,7 metros de comprimento e 7,5 metros de altura no ponto mais alto da plataforma. Construída e produzida em três partes diferentes do mundo, é de fato uma escultura lúdica muito complexa e única. Do conceito à realização, o projeto levou mais de dois anos para ser concluído.