-
Arquitetos: Temporal Arquitectura
- Área: 150 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Sebastián Guzmán Freire
-
Fabricantes: Dipac, FV, Graiman
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto considera que a arquitetura é um fato físico, e coincide com o que Helio Piñón afirma claramente em seu escrito "projetar é construir" onde esclarece que ao construir um projeto, não se deve apenas referir-se à sua lógica construtiva material, mas também ao formal. Ou seja, não se constrói apenas com a técnica que garante a consistência material e prevê a permanência dos projetos, mas também na relação visual entre os elementos constituintes da obra, que é em si o objetivo essencial do projeto. Dessa forma, trabalhamos com a manipulação de elementos físicos, tanto para sustentação quanto para proteção dos agentes climáticos da natureza, e que, em sua disposição, compõem o espaço arquitetônico para fins de habitat humano.
Portanto, para a casa Hortencia Mata, localizada em um terreno triangular atípico na área de Ejido, um setor histórico de Cuenca, Equador, nos propusemos como objetivo geral explorar e aproveitar as qualidades estruturais e expressivas do aço e do tijolo. Isso nos permitiu aprofundar o pensamento no ato projetual, resolvendo e desenvolvendo diferentes aspectos espaciais e formais, como a criação de ambientes flexíveis e percursos contínuos, além de alcançar, através do material predominante - neste caso o tijolo - um potencial expressivo de acordo com a configuração dos diferentes padrões que compõem a fachada única.
Da mesma forma, a configuração espacial da casa está diretamente relacionada ao corpo humano, em uma escala que pode ser englobada pelos sentidos do morador, na qual é possível refletir sobre seu deslocamento e determinar seus olhares, para que suas experiências possam ser potencializadas dentro e fora do projeto. A arquitetura faz sentido quando os humanos estão em movimento nos espaços que se expressam através das atividades que nele ocorrem, como descansar, cozinhar, comer, dormir, etc. Por tudo isso, procurou-se que o projeto tenha uma condição qualitativa e não quantitativa própria, com uma determinada finalidade, que seja legível, compreensível e comunicável.