-
Arquitetos: POEM-People of Earth and Matter
- Área: 420 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Out of Focus
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado no meio do verde, esta casa em Kerala, na Índia, é uma amálgama de elementos de arquitetura moderna e tropical, dando importância primordial ao pátio central e aos conceitos tradicionais de planejamento. Este volume residencial moldado em uma casa ancestral, abriga espaços para reuniões e eventos familiares. Amenidades modernas, janelas amplas e um pátio a céu aberto tornam a casa bem iluminada e ventilada. O verde luxuriante e as árvores nos arredores, juntamente com a exuberante paisagem tropical, fundem-se nos interiores, proporcionando uma marcante experiência espacial nos ambientes de estar.
A edificação está voltada ao leste, para onde o terreno possui uma inclinação original, tornando-a uma orientação ideal considerando também o microclima do local. A casa é formada por quatro blocos com um pátio central. Um volume existente no lado oeste do terreno foi esteticamente reformado e reaproveitado para uma clínica de dermatologia dirigida pelo cliente. A via de acesso ao local encontra primeiro o lado oeste, passando pela clínica e depois se aproximando do pátio frontal, limitando assim os pacientes de interferirem nas interações familiares no pátio. O volume de dois andares sombreia o jardim da frente e os espaços abertos amplificam o ambiente durante a noite.
O amplo espaço aberto leva a um pátio central e aos ambientes formais de estar e jantar nos três lados. Os quartos divididos com escadas ao longo do pátio adicionam um fator de privacidade. A vida da família se abre para a cozinha, programada para receber interações. Uma cozinha secundária e uma área de trabalho são anexadas à cozinha principal para facilitar o cozimento pesado, a lavagem de louças e a lavanderia. As técnicas de construção e materiais utilizados foram altamente experimentais, baseados em pesquisa e, portanto, altamente eficazes nos aspectos climáticos, estéticos e funcionais. Os painéis pré-fabricados de concreto GFRG utilizados nas paredes, que são mais esbeltos e resistentes do que a alvenaria de tijolo comum, também facilitaram a alta velocidade de construção, custo-benefício e isolamento térmico.
Nos quartos, forros e pisos de madeira foram utilizados em vez de lajes de concreto dando a ambientação dos tetos tradicionais e resfriamento eficaz nesses espaços. Além disso, tábuas de madeira são colocadas com juntas macho e fêmea nas vigas de aço, e as telhas repousam sobre ripas de madeira aparafusadas nas tábuas. As cores e acabamentos são deliberadamente sutis para manter o ambiente relaxante. Elementos de madeira embutidos no teto contrastam com colunas e móveis, criando harmonia nos interiores. A paleta de cores exterior exibe as telhas tradicionais em sua forma bruta. O projeto como um todo está em harmonia com a calma e exuberante paisagem verde, mas oferece todas as modernas instalações funcionais sem comprometer os conceitos tradicionais de planejamento e zoneamento.