-
Arquitetos: F:Poles Arquitetura
- Área: 308 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Guilherme Lopes
-
Fabricantes: Construal Alumínios, Decora Revestimentos Especiais, Disparquet, LED Express, Luxus Haus, Metalflama, Portobello Shop Sorocaba, Todeschini Sorocaba
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da Residência R2 localizado no interior de São Paulo na cidade de Votorantim teve como principal premissa por parte dos clientes a necessidade de ser uma residência térrea, funcional e de aparência limpa.
Por se tratar de um lote com aclive acentuado, a estratégia para atender o desejo da casa térrea foi de implantar o corpo da casa em um platô num nível médio ao aclive do lote e realizar o acesso para este nível através de uma rampa para veículos, pensando assim na praticidade de seus usuários. Essa estratégia também garantiu que o projeto não demandasse uma movimentação de terra expressiva, uma vez que a casa estaria se adequando à realidade daquele contexto topográfico, que acreditamos ser sempre a melhor opção de partido e concepção.
Já o desejo e conceito da residência partiu em criar um bloco único, tanto em sua materialidade quanto em seu volume, bloco este que estaria repousando sobre o lote, porém, como havia um afunilamento da planta na porção frontal da residência por conta da rampa de veículos, a ideia foi criar uma laje superior que unificasse a fachada frontal, mais estreita, com a fachada posterior onde temos a extensão mais larga da casa.
Como resultado temos essa laje superior em diagonal, que toca esses dois extremos da casa trazendo unidade entre os volumes de larguras diferentes criando então o monolito e a sensação de bloco único, desejo conceitual do projeto, além disso, foi adotado como estratégia a criação de um leve balanço na fachada frontal, criando um intervalo entre o nível da rua e o nível da construção, onde foi implementado o jardim para que fosse possível o efeito de flutuação do bloco construído para com o lote.
Com a volumetria resolvida, a escolha da materialidade deste grande volume se deu inicialmente pela vontade de que o bloco fosse todo construído em concreto, mas no final por opção do cliente, a casa foi construída em alvenaria e revestida com placas de concreto ripado.
Sobre a materialidade, ela é muito simples, no exterior a casa usa somente dois materiais e texturas, a do concreto ripado aparente e dos brises em alumínio pintados de preto. Já no interior da residência, também há o ripado de concreto e o piso em concreto polido, no forro é feito o uso da madeira de maneira a deixar o ambiente mais aconchegante.
A setorização da residência se dá num núcleo social ao fundo do lote, onde aqui os ambientes são completamente integrados e a obstrução por paredes é quase nula. Já o núcleo íntimo na face frontal do lote, é mais segmentado devido a necessidade de privacidade e isolamento dos ambientes.