-
Arquitetos: Tommila Architects
- Área: 7497 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Anders Portman, Tuomas Uusheimo
-
Fabricantes: Alavus Ikkunat Oy, Bermanto, Inlook, Karkkilan sisäverhous, Puucomp, TECU®, Tarkett, Wienerberger
Descrição enviada pela equipe de projeto. Soiva – que significa ressonante ou musical – é um edifício para fazer música. Ele abriga duas escolas que ensinam música rítmica e clássica. As instituições oferecem aulas para crianças, amadores e estudantes profissionais, desde música instrumental e vocal até tecnologia e produção musical.
Em colaboração com os usuários, a Tommila Architects organizou o edifício para atender tanto ao público visitante quanto aos vários usuários regulares. Todos os espaços distribuídos em cinco andares são integrados por meio de um átrio central. O hall do térreo funciona como um foyer e tem cores escuras e texturas terrosas, como frequências graves mais profundas em comparação com os andares superiores e mais privativos, que têm uma aparência mais brilhante, suave e aconchegante.
Lounges e salas de ensaio se unem ao átrio, criando um espaço comum multifacetado, através do qual flui a luz natural. O arranjo incentiva encontros casuais e um senso de comunhão entre as duas escolas do prédio.
Os espaços de aprendizagem estão dispostos ao redor do perímetro do edifício, desfrutando de ampla luz natural com vista para o horizonte. A insonorização é ajustada para que o edifício não tenha ruídos mas, ao mesmo tempo, não seja silencioso. Pode-se ouvir através das portas e isso cria a serenidade tão importante para estudar música.
Os estúdios no subsolo são projetados de forma inovadora. Várias salas de monitoramento e edição se agrupam em torno de espaços de gravação para que possam ser usados simultaneamente em várias combinações, o que é inovador em pedagogia. Concertos nas salas de espetáculos acima também podem ser gravados aqui.
As fachadas e interiores remetem a gêneros musicais: o preto do rock’n’roll e o metal dos instrumentos clássicos. O ritmo das aberturas das janelas na alvenaria preta ecoa a notação musical, tornando cada ambiente único. Uma sala de espetáculos abre-se para a rua através de uma enorme janela, tornando a música presente no tecido urbano.
Soiva é um anexo na histórica fábrica de cerâmica da Arábia, outrora a maior produtora da Europa e conhecida internacionalmente pelos seus desenhos. A fabricação cessou, mas o design e a cultura prevalecem. Soiva se conecta a um campus de estudos criativos dentro da fábrica reformada e compartilha suas instalações. Tommila Architects projetou todo o campus.