-
Arquitetos: T-FP
- Área: 309 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Kiwoong Hong
Descrição enviada pela equipe de projeto. A rica casa de Choi em Gyeongju, um símbolo da nobreza, foi inaugurada recentemente como fundação, com o nome de "Casa de Choi". Como parte deste projeto, o único edifício em estilo ocidental localizado na entrada da Vila Hanok de Gyeongju Gyo-dong foi transformado em um café. Embora o projeto partisse da premissa de respeito ao contexto histórico e cultural da região, queríamos que ele fosse um símbolo de conexão entre o passado e o futuro.
A chave para o conceito arquitetônico do EYST 1779 foi o tijolo. Ele é, e continuará sendo por muito tempo, um dos materiais mais utilizados na construção. Portanto, pensamos que seria um material apropriado para falar sobre o tema do projeto: a conexão entre passado e futuro. Escolhemos tijolos vermelhos que harmonizam com os Hanoks circundantes, e que também têm uma forte presença maciça. Os pisos, paredes e tetos foram todos feitos em tijolo, o que também reforça a identidade e impressão deste lugar de forma mais evidente. Além disso, pensamos que a ideia de construir com os tijolos um a um nos faz uma referência ao empilhamento do tempo. Além disso, os modernos padrões e detalhes em inox aplicados aos pisos, paredes, esquadrias de portas e janelas, iluminação, etc., fazem um aceno para o futuro.
O pátio da antiga construção estava repleto de jardins e árvores mal organizadas. Limpamos a parte central do pátio para transformá-lo em uma praça que recebe os visitantes e distribuímos bancos com um desenho simples e sólido para que as pessoas pudessem descansar mais confortavelmente. O espaço interno é composto pela sala principal, com pé direito alto e clarabóias, e quatro áreas de estar com vistas diferentes. Definimos várias direções para cada espaço e trouxemos belas paisagens do jardim para proporcionar uma experiência memorável para os visitantes.
Gyeongju é uma cidade milenar, que tem um extenso e forte contexto histórico e cultural. Nosso desejo é que o projeto do EYST 1779 represente uma arquitetura duradoura e sustentável, não um espaço comercial que pisca e se desvanece com o tempo.