Descrição enviada pela equipe de projeto. Paseo la Plaza sempre nos cativou como vizinhos por seu enigmático espaço urbano, cuja linguagem se identifica com o imaginário coletivo da heterogeneidade de uma cidade, especialmente de uma cidade como Buenos Aires. A predominância do vazio, do ar e da vegetação ilustram literalmente a identidade da praça, como seu nome sugere. Suas vias de paralelepípedos cercam os teatros onde cada edifício tem uma identidade que emula claramente uma vila antiga. É neste contexto único, tão valorizado pelo usuário, que analisamos como podemos integrar uma nova identidade. Uma identidade que deve manter "La Plaza" como o protagonista e "Manduca" como seu mercado necessariamente integrado.
Esta cuidadosa integração entre os dois mundos se traduz em um elemento que definimos com o nome de "fita" e constitui a identidade do mercado. Trata-se de uma plataforma de comunicação em si mesma que aporta uma linguagem contemporânea, dinâmica e integrada ao longo de todo o seu desenvolvimento, que também tem uma proposta de vegetação sustentável. Desta forma, Manduca é também uma praça dentro do passeio. A estratégia foi manter a heterogeneidade de seus edifícios em seu aspecto tectônico e formal, mas desenhando um sentido de homogeneização em seus volumes pelo uso de tons escuros, de modo que o edifício que define o novo uso, "o mercado" é diferenciado, não só por seus tons claros, mas também por sua tectônica.
O edifício "Paseo de la plaza" é murado e denso, e o novo edifício que chamamos "cinta" é leve e feito de chapa metálica. Esta peça sobe do nível do solo, entre canteiros vegetados, contendo 10 fachadas de instalações comerciais projetadas como janelas das antigos bares da rua. Seus móveis em frente às janelas são resolvidos através da mesma linguagem. Com a mesma linguagem das varandas, definimos áreas de uso comum para os comensais do complexo, como se fossem uma continuação natural do sistema construtivo. Propusemos pavimentação branca em frente às fachadas das instalações, como se tivessem suas próprias calçadas. Em seguida, o cinza e depois o preto geram um gradiente em direção a uma figura orgânica central que emula um riacho e unifica as áreas verdes ajardinadas ao longo do calçadão. Sua disposição diagonal conecta as áreas comuns dos dois lados do mercado.
As grandes áreas ajardinadas localizadas no perímetro da torre receberam intervenções afim de permitir seu uso interno, por meio de um pavimento que pode ser percorrido a pé e que é absorvente. Nelas foram propostos mobiliários urbanos de concreto com formas orgânicas que, com base em sua morfologia, acompanham as áreas verdes preenchidas com novas espécies autóctones. No primeiro nível, em frente ao salão principal do teatro, foram distribuídas áreas comuns através de mesas comunitárias de piquenique. Esta área é coberta por dois grandes tecidos tensionados e sob eles uma espécie de grinalda que se ilumina a partir de um código do tipo kermes. O térreo do passeio Manduca foi adaptado com um banheiro para deficientes e um elevador de carga que conecta os subsolos e o térreo de metade das instalações comerciais.