-
Arquitetos: SKR Arquitetura Viva, SPBR Arquitetos, Yoo Studio
- Área: 850 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Nelson Kon, Pedro Mascaro
-
Fabricantes: Marcel Wanders, Phelippe Starck
Descrição enviada pela equipe de projeto. Idealizado em 2013, lançado em 2018, e entregue em 2022, o Float, residencial de torre única localizado na Vila Olímpia, em São Paulo, evidencia, desde a escolha de seu nome, o conceito de “flutuar”, colocado em prática por meio de apartamentos que não se tocam, plantas que não se repetem e de um vão central que abre o edifício para o exterior.
As ideias do arquiteto Angelo Bucci (SPBR) se uniram ao entusiasmo de Silvio Kozuchowicz, CEO da SKR Arquitetura Viva, para, depois de 18 versões, dar vida a esse empreendimento único, que foi premiado no Americas Property Awards 2019/2020 e reconhecido no Global Architecture Document 2022.
“A proposta dispõe de três apartamentos por andar, num arranjo que surpreende pela grande proporção de vazio onde menos se espera, justo no core do edifício. Assim, os elevadores chegam a cada piso como se chegassem num espaço externo com ar de varanda. As unidades estão completamente separadas entre si e não há paredes de divisa entre elas. Desse modo, cada uma tem sua configuração definida. O vazio central não sacrifica potencial construtivo. Ele está ali para aliviar a área construída em cada nível, a fim de que o prédio possa ganhar em altura e, assim, equilibrar melhor o seu porte diante do entorno verticalizado.”, conta Bucci.
Com fachada de concreto armado aparente, o Float traz ainda caixilharia minimalista em alumínio e vidro, e paredes internas em drywall. As lajes planas, compartimentação interna reduzida, paleta de materiais enxuta e uso dos conceitos de construção seca são outros pontos que também contribuíram para a arquitetura em sua essência mais pura.
Pensado para proporcionar uma experiência singular, o projeto do Float contemplou um profundo estudo da área para aproveitar ao máximo a orientação solar e as vistas, além de planejar unidades com qualidade de espaço. Assim, no terreno de 850m², cada andar tem três apartamentos em forma de trapézio, sendo dois com plantas espelhadas. As metragens do projeto variam de 61 a 138m², e, em duas situações, os andares-tipo são ocupados por apartamentos duplex de 129 e 147m². No total são 29 unidades que não repetem fórmulas.
Caminhando para dentro do edifício, nos deparamos com os interiores assinados pelo YOO Studio e o paisagismo de Raul Pereira. No térreo, onde se encontra um mobiliário exclusivo de nomes como Phelippe Starck e Marcel Wanders, o acesso de pedestres passa entre duas empenas que atuam para definir a ocupação das áreas comuns, formadas por biblioteca e piscina, entre outros espaços de convivência.
Segundo descrição de Bucci, neste projeto “almeja-se uma sofisticação que emane da qualidade do desenho, em clara oposição à extravagância de revestimentos e especificações que simulam exclusividade quando, na verdade, só fazem segregar.”
“O Float é uma joia que reflete a filosofia dos parceiros que se uniram no projeto. Ele traduz o desenho de linhas contemporâneas com requintes modernistas do Bucci unido com o compromisso da SKR em fazer empreendimentos de arquitetura emblemática e que inspirem novas experiências de viver.”, finaliza Kozuchowicz.