Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada na Kingsland Road, uma das movimentadas vias arteriais de Hackney, nos limites de uma área de conservação em Londres, o espaço combina escola com ambientes liderados pela comunidade, como casas e lojas acessíveis no nível da rua. Ele representa uma abordagem exemplar para a arquitetura híbrida apresentando diferentes funções sem perder os pontos fortes das tipologias originais dos edifícios educacionais ou residenciais.
Projetada em torno de um pátio, a escola tem o caráter do centro da cidade. A torre residencial adjacente é vista como um marco para o desenvolvimento e como um bloco de apartamentos do tipo europeu, com sua varanda coberta no nível da rua. O concreto pigmentado com areia vermelha dos edifícios junta-se ao granito igualmente vermelho e à alvenaria, unificando o volume e reunindo seus usos, ao mesmo tempo em que enfatiza a forma dos dois edifícios como elementos coerentes no desenho urbano.
Local. O bloco residencial de 11 andares protege a escola de 3 andares do ruído e poluição ao longo desta importante via. Sua planta compacta libera o terreno para a escola possibilitando o generoso pátio de recreio ao ar livre. Este espaço é um importante ponto focal para alunos e funcionários, gerando um espírito colegial. Ele também traz luz natural para a escola.
A escola. A circulação da galeria enclausurada orienta e organiza a escola em todos os níveis envolvendo o pátio central. Ela é coberta por estruturas que fornecem abrigo e sombra enquanto controlam efetivamente a escala da escola e dos prédios vizinhos em relação às crianças pequenas. As salas de aula, as salas de música, o salão principal e os escritórios da administração estão todos voltados para o pátio. Eles são revestidos com tijolos vitrificados em marfim claro, selecionados por suas propriedades de reflexão de luz. Estes também introduzem cor ao espaço exterior.
Generosos mezaninos, terraços, espaços de lazer e jardins surgem em todos os níveis da escola, promovendo o ensino ao ar livre, conversas e exercícios ao longo do dia. Outros espaços semicobertos e recuos profundos das janelas das salas de aula também dão vida às paredes da escola, permitindo que os alunos os habitem como um limiar entre o mundo formal e o informal dos espaços internos e externos. A entrada da escola cria a ruptura entre a torre residencial e o espaço escolar, um ponto de chegada convidativo com seus portões inspirados na vida selvagem projetados em colaboração com o artista Paul Morrison.
Edifício de apartamentos. O bloco possui 68 apartamentos que compartilham um núcleo central ortogonal de concreto armado. No topo da torre há uma colunata aberta. A planta do edifício é moldada e “retorcida” criando uma curva convexa à medida que se aproxima da esquina. Um gesto marcante em termos de como a arquitetura trabalha com seu contexto, introduzindo movimento e profundidade. Os andares estão alinhados com galerias de pé-direito duplo esculpidas na alvenaria, que se estendem ao redor do perímetro do edifício, animando ainda mais as elevações.
Há uma forte interação entre a fachada e a cidade, tornando seu muro um limiar entre a edificação e a vida urbana. O edifício de apartamentos ganha assim uma presença cívica que transcende a sua função imediata. Isso também é válido para a escola, onde sua fachada voltada para a rua é construída com uma longa base usada pelo público em geral como banco, aumentando ainda mais a qualidade liminar da arquitetura e seu papel como infraestrutura social da comunidade.